As Nossas Hortas Bio
Edição 2020/21
Escola EB1 do Rossio de S. Brás (Évora)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
A horta proporcionou aos alunos a oportunidade de:
- Conhecer o desenvolvimento de plantas utilizadas na nossa alimentação (sementeira, germinação, plantação, manutenção, colheita...).
- Aprender técnicas de agricultura biológica, através da prática.
- Conhecer as vantagens da agricultura biológica e do consumo dos produtos biológicos.
- Desenvolver valores e atitudes que promovam a sustentabilidade.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Os trabalhos mais “pesados” são realizados pelo João Martins.
7. Como é feita a preparação do solo?
Ao longo do ano, a manutenção depende das culturas e das inscrições das turmas nas diferentes atividades.
Algumas culturas, como por exemplo a sementeira das favas e das batatas, são feitas em “manta suja”, em que as ervas e restos de culturas anteriores não são retiradas, ficam tapadas com a terra ao abrir os regos para as novas culturas e funcionam como fertilizantes.
Procura-se que de um ano para o outro as culturas sejam rotativas, por exemplo, no espaço onde no ano anterior se cultivaram batatas, este ano cultivam-se favas, para fixar o azoto e adubar naturalmente o solo. Este ano também semeámos tremoços com a mesma finalidade.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
A Escola inscreveu-se no projeto de recolha de resíduos orgânicos, provenientes da cantina, promovido pela Câmara Municipal de Évora.
Este ano já conseguimos um compostor para os resíduos da cantina, mas como só foi colocado no início de junho ainda não foi utilizado.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
No presente ano letivo fizemos as seguintes culturas: alfaces, coentros, couves, rabanetes, cenouras, batatas, alhos, favas, tremoços e batatas-doces.
Mantivemos dos anos anteriores as aromáticas: hortelã, hortelã menta, salsa, alecrim, manjericão, sálvia e lúcia-lima.
Plantámos este ano: alfazema, manjerona, arruda e chá-príncipe.
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Utilizam-se frequentemente os regadores.
A água da lavagem dos legumes e frutas na cantina é utilizada para regar o laranjal.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: