As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola EB1 do Rossio de S. Brás (Évora)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 4 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

40 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

7

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Todas

3.3. N.º de alunos envolvidos:

140 (todos)

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Pontualmente, na colheita de alguns produtos da horta (couves, alfaces, hortelã,...) que levam para consumo próprio e no fornecimento de algumas sementes e plantas para a horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A comunidade aprecia e incentiva as atividades desenvolvidas na horta.
A horta proporcionou aos alunos a oportunidade de:
- Conhecer o desenvolvimento de plantas utilizadas na nossa alimentação (sementeira, germinação, plantação, manutenção, colheita...).
- Aprender técnicas de agricultura biológica, através da prática.
- Conhecer as vantagens da agricultura biológica e do consumo dos produtos biológicos.
- Desenvolver valores e atitudes que promovam a sustentabilidade.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

No início de cada período letivo, a Coordenadora Eco-Escolas reúne com o do representante da Câmara Municipal de Évora no Conselho Eco-Escolas (Engenheiro Agrícola João Martins) que também nos apoia na manutenção da horta e elaboram uma calendarização para as atividades a desenvolver nesse período, de acordo com a sazonalidade. Em seguida, esta calendarização é divulgada em todas as turmas. Cada turma faz a sua inscrição numa ou em mais atividades, de acordo com os seus interesses e as planificações das várias disciplinas. Nas inscrições, é sempre tida em conta a articulação curricular e a diversificação de atividades realizada por cada turma.
Os trabalhos mais “pesados” são realizados pelo João Martins.

7. Como é feita a preparação do solo?

A primeira limpeza e preparação do solo, no início do ano letivo, é habitualmente da responsabilidade dos alunos do 4º Ano, com a orientação e supervisão do Engenheiro João Martins.
Ao longo do ano, a manutenção depende das culturas e das inscrições das turmas nas diferentes atividades.
Algumas culturas, como por exemplo a sementeira das favas e das batatas, são feitas em “manta suja”, em que as ervas e restos de culturas anteriores não são retiradas, ficam tapadas com a terra ao abrir os regos para as novas culturas e funcionam como fertilizantes.
Procura-se que de um ano para o outro as culturas sejam rotativas, por exemplo, no espaço onde no ano anterior se cultivaram batatas, este ano cultivam-se favas, para fixar o azoto e adubar naturalmente o solo. Este ano também semeámos tremoços com a mesma finalidade.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Temos dois espaços para compostagem, mas apenas para resíduos verdes: folhas e ramos das árvores (que são imensas no outono pois temos muitos plátanos junto à escola), restos de plantas resultantes da limpeza do terreno da horta, ervas da limpeza dos canteiros e do pátio, ...
A Escola inscreveu-se no projeto de recolha de resíduos orgânicos, provenientes da cantina, promovido pela Câmara Municipal de Évora.
Este ano já conseguimos um compostor para os resíduos da cantina, mas como só foi colocado no início de junho ainda não foi utilizado.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Normalmente, as culturas são de acordo com a época do ano.
No presente ano letivo fizemos as seguintes culturas: alfaces, coentros, couves, rabanetes, cenouras, batatas, alhos, favas, tremoços e batatas-doces.
Mantivemos dos anos anteriores as aromáticas: hortelã, hortelã menta, salsa, alecrim, manjericão, sálvia e lúcia-lima.
Plantámos este ano: alfazema, manjerona, arruda e chá-príncipe.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega realiza-se com água da rede pública, sempre nos períodos menos quentes do dia e só quando é necessário.
Utilizam-se frequentemente os regadores.
A água da lavagem dos legumes e frutas na cantina é utilizada para regar o laranjal.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

É feita a monitorização através da observação direta semanal.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Para não haver ataques de pragas temos o canteiro das aromáticas com plantas que atraem os animais amigos da horta e ajudam a afastar os prejudiciais (hortelã, hortelã-menta, salsa, alfazema, manjericão, manjerona, alecrim, arruda, chá-príncipe, lúcia-lima e sálvia).

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Não temos animais na escola, mas quando limpamos as folhas velhas das couves e das alfaces são sempre levadas por uma assistente operacional para dar às suas galinhas.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Consideramos como aulas quase todas as atividades realizadas em torno da horta porque são sempre planificadas, decorrem em horário letivo (curricular), com o acompanhamento dos professores das turmas, da coordenadora Eco-Escolas e do Engenheiro João Martins.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: