As Nossas Hortas Bio
Edição 2020/21
Jardim de Infância e EB do Meiral (Ex Escola Básica de Meiral - JI9) (Vila Nova de Gaia)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
A Associação de Pais ajudou na aquisição de material necessário para as hortas e canteiros.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Esta manutenção é feita pelas diferentes turmas de forma rotativa e conforme o plano delineado.
7. Como é feita a preparação do solo?
O solo é regado e na horta 1 foi adicionado substrato e não foi necessário colocar fertilizante.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Nos canteiros existe: erva cidreira, alfazema, salsa, amor-perfeito e funcho.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
A horta é visitada 2 vezes por semana para monitorizar as pragas e a aparência das plantas e a possibilidade de estarem a surgir doenças.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Esta atividade realizou-se duas vezes neste ano letivo e estiveram envolvidas 94 pessoas (alunos, professores e auxiliares).
Os alunos foram aos canteiros apanhar as ervinhas de cidreira e funcho e levaram-nas para a o refeitório. A partir daí foram confecionados os chás pelas professoras e depois foram dados a beber aos alunos. Durante esta atividade foi possível abordar alguns conteúdos de matemática, estudo do meio e português de forma mais motivadora, desenvolvendo aprendizagens significativas.
Esta atividade permitiu ainda sensibilizar para a importância de uma vida mais saudável
Os alunos puderam apreciar os seus sabores
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
- No pré-escolar desenvolveram-se algumas atividades na horta, a fim de os alunos tomarem conhecimento das diferentes plantas e do seu crescimento. Neste nível de ensino estas aulas decorrem com alguma frequência.
Estas atividades foram muito enriquecedoras, promoveram aprendizagens significativas e aumentaram o gosto e a motivação. Também permitiram melhorar a educação inclusiva e as competências de alunos com mais dificuldades.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
O texto coletivo vai ser publicado no blog da escola, página do Agrupamento, redes sociais Facebook, no blog da Biblioteca e vai ser divulgado fisicamente pelas escolas que formam o Agrupamento de Escolas D. Pedro I.
Este trabalho permitiu aumentar o gosto pela leitura e escrita, desenvolver habilidades de escrita, aumentar os conhecimentos acerca dos seres vivos, sensibilizar para a importância de consumir alimentos vegetais biológicos e produtos da época, conhecer as propriedades de algumas plantas, promover uma alimentação saudável e trabalhar em equipa.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Inicialmente não foi fácil devido à fraca qualidade da terra, mas com a vontade e a dedicação de todos foi possível concretizar este objetivo.
15.1. Link para a página da horta: