As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola EBI/JI Prof. Dr. Ferrer Correia (Miranda do Corvo)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

17 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

6 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Pré-escolar e 1.º Ciclo; Cidadania e Desenvolvimento e EMRC

3.3. N.º de alunos envolvidos:

84

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias fornecem as sementas, as plantas hortícolas e as árvores.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos desenvolvem o gosto pelo que a natureza lhes dá e colhem e comem os produtos resultantes da mesma.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos estão responsáveis pela rega dos produtos (2 alunos por semana, de acordo com a calendarização estabelecida pelo respectivo professor).

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza e fertilização é feita pela autarquia.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface, tomateiros e girassóis.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

No bidon.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Não houve, este ano letivo, quaisquer umas das atividades referidas, atendendo à situação atípica (pandemia) que estamos a atravessar.

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: