As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola EB1/JI Vila Boim (Elvas)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Não existia, é uma área que em tempos já teve uma horta e que agora vai ser reabilitada

2. Área aproximada da horta (m²):

20

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais e Cidadania e Desenvolvimento

3.3. N.º de alunos envolvidos:

24

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Consciencialização para os impactos da ação humana sobre o ambiente
Consciencialização das vantagens dos produtos biológicos
Conhecimento e experiências
Responsabilidade
Formação em produção biológica e produtos hortícolas

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As tarefas são repartidas pelos alunos
Está dividida em ervas aromáticas e produtos hortícolas e frutícolas

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza é feita de forma tradicional, assim como a mobilização e a fertilização.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Vamos iniciar este ano a compostagem e construir de um compostor/vermicompostor

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ervas aromáticas (salsa, coentros, poejo, Hortelã...), produtos hortícolas (Alface, espinafres, couve...) e morangueiros

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

O mundo mágico das plantas.
Germinação de sementes de ervas aromáticas em casca de ovo.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Colocação dos ovos na terra.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Rega da sementeira
Identificação das espécies

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

O empenho, o carinho e a dedicação dos alunos na germinação das ervas aromáticas em casca de ovo.
Durante este processo os alunos mostraram-se sempre preocupados em tratar dos ovos, colocando-os ao ar e ao sol bem como a regá-los.

15.1. Link para a página da horta: