saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2 anos
2. Área aproximada da horta (m²):
25
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
1
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
ciências naturais
3.3. N.º de alunos envolvidos:
15
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
1
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Sempre que solicitadas, contribuem com sementes e plantas para serem cultivadas na estufa.
Neste ano em que, uma vez mais, estivemos em regime de ensino à distância, as famílias foram convidadas a dar continuidade a atividades ligadas á prática da agricultura biológica.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Durante o confinamento, em tempo de ensino à distância, os nossos alunos foram desafiados a continuar a desenvolver esta atividade nas suas casas, envolvendo toda a família neste espírito de sustentabilidade, contribuindo para a partilha de saberes e o reforço de laços entre gerações.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta esteve a cargo dos alunos do 5º ano.
7. Como é feita a preparação do solo?
O primeiro contacto que os alunos tiveram com a estufa foi no sentido de perceberem que teriam que fazer a sua limpeza retirando ervas daninhas e preparando o solo para receber as culturas. Esta atividade foi feita com a ajuda de uma funcionária que lhes apresentou alguns utensílios usados para o efeito.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
alfaces, couves, salsa e outras ervas aromáticas.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Junto à estufa encontra-se um contentor para recolha da água da chuva, sendo depois utilizada em função da necessidade. Um grupo de alunos da turma do 5º ano passa regularmente pela estufa com o objetivo de avaliar a necessidade de regar, ou não, as plantas. A coordenadora faz essa supervisão duas vezes por semana.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Junto á estufa criou-se um canteiro de aromáticas, com alecrim, com o objetivo de repelir algumas espécies de insetos que possam ser prejudiciais às culturas.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Colaboração com as funcionárias do refeitório na preparação da salada de alface para o almoço com divulgação junto da comunidade escolar da origem das alfaces.
Atividade 2:
Descrição:
Sempre que se considerou oportuno, a turma do 5º ano passou pela estufa durante as aulas de Ciências Naturais para consolidar conhecimentos adquiridos em sala de aula.
Atividade 3:
15. Outros aspetos de realce da horta:
No âmbito do programa Eco-Escolas, um dos projetos que mais simpatia colhe por parte dos nossos alunos é a manutenção da Horta Escolar. Trata-se de um projeto que visa incentivar atividades práticas associadas à produção de alimentos, promovendo a participação ativa dos alunos, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal e social, bem como para a sua educação alimentar.
15.1. Link para a página da horta: