As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Instituto Duarte de Lemos (Águeda)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

25

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

ciências naturais

3.3. N.º de alunos envolvidos:

15

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Sempre que solicitadas, contribuem com sementes e plantas para serem cultivadas na estufa.
Neste ano em que, uma vez mais, estivemos em regime de ensino à distância, as famílias foram convidadas a dar continuidade a atividades ligadas á prática da agricultura biológica.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Durante o confinamento, em tempo de ensino à distância, os nossos alunos foram desafiados a continuar a desenvolver esta atividade nas suas casas, envolvendo toda a família neste espírito de sustentabilidade, contribuindo para a partilha de saberes e o reforço de laços entre gerações.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta esteve a cargo dos alunos do 5º ano.

7. Como é feita a preparação do solo?

O primeiro contacto que os alunos tiveram com a estufa foi no sentido de perceberem que teriam que fazer a sua limpeza retirando ervas daninhas e preparando o solo para receber as culturas. Esta atividade foi feita com a ajuda de uma funcionária que lhes apresentou alguns utensílios usados para o efeito.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

alfaces, couves, salsa e outras ervas aromáticas.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Junto à estufa encontra-se um contentor para recolha da água da chuva, sendo depois utilizada em função da necessidade. Um grupo de alunos da turma do 5º ano passa regularmente pela estufa com o objetivo de avaliar a necessidade de regar, ou não, as plantas. A coordenadora faz essa supervisão duas vezes por semana.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Junto á estufa criou-se um canteiro de aromáticas, com alecrim, com o objetivo de repelir algumas espécies de insetos que possam ser prejudiciais às culturas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Colaboração com as funcionárias do refeitório na preparação da salada de alface para o almoço com divulgação junto da comunidade escolar da origem das alfaces.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Sempre que se considerou oportuno, a turma do 5º ano passou pela estufa durante as aulas de Ciências Naturais para consolidar conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

No âmbito do programa Eco-Escolas, um dos projetos que mais simpatia colhe por parte dos nossos alunos é a manutenção da Horta Escolar. Trata-se de um projeto que visa incentivar atividades práticas associadas à produção de alimentos, promovendo a participação ativa dos alunos, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal e social, bem como para a sua educação alimentar.

15.1. Link para a página da horta: