As Nossas Hortas Bio
Edição 2020/21
Escola EB 2,3/S Padre António Morais de Fonseca (Murtosa)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Sempre que haja dúvidas recorremos à experiência dos EE
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Manter o espaço limpo e organizado;
Contactar diretamente com a terra e com outras texturas (Autismo);
Incutir responsabilidade no que diz respeito à rega, à manutenção e preservação do espaço interior da estufa e circundante;
Melhorar a autoestima dos alunos através da divulgação dos trabalhos efetuados junto da comunidade.
Valorizar as capacidades dos alunos através do Saber-Fazer.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
2º Lavrar a terra;
3º Colocação do estrume;
4º Envolvimento da terra com o estrume;
5º Colocação do plástico;
6º Plantação das culturas;
7º Rega;
8º Colheita das culturas.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: