As Nossas Hortas Bio
Edição 2020/21
Escola EB Luísa Todi (Setúbal)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
No ensino presencial, as vezes que foi possível a presença dos familiares na escola, devido às restrições impostas pela pandemia.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Devido às regras impostas pela Direção Geral de Saúde, devido à Covid 19, foi necessário adaptar práticas. Continuámos com os Monitores da Biblioteca Escolar /as Brigadas Verdes, mas com menos alunos envolvidos em simultâneo, na horta, por motivos de segurança. Envolvemos, também, outros docentes porque reconhecem o espaço como um lugar de conhecimento onde os alunos vivenciam o resultado das suas pesquisas sobre as plantas e um local de aplicação de conhecimentos. Alguns professores, quando alguns alunos terminam as tarefas, permitem que os que gostam de realizar atividades na horta o façam, em pares e alternadamente, por motivos de segurança Covid. Na horta, os alunos podem observar e experimentar tudo o que a ela diz respeito (preparação da terra, sementeiras, crescimento, colheitas, regas...). Havendo alunos que vivem no campo e a maioria na cidade é um espaço de valorização de saberes e troca de experiências. Os alunos do campo sentem-se muito valorizados.
O impacto tem sido grande e os alunos consideram a horta como sua. Procuram, regularmente, a funcionária da biblioteca escolar e as professoras responsáveis para executarem as tarefas na horta.
A altura da recolha de produtos/distribuição é muito valorizada pelos alunos e professores. Toda a comunidade educativa dá valor à horta e, por isso, durante o período de confinamento criaram condições para que os alunos participassem com os seus familiares nos desafios da ABAE.
A horta tem um impacto muito positivo na mudança de atitudes de alguns alunos em contexto de sala de aula.
É um espaço vivo e constitui uma oportunidade de valorizar e demonstrar métodos, técnicas e culturas tradicionais da região.
A criação de uma horta bio fez com que esta prática fosse alargada para outras escolas do agrupamento.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Os alunos propuseram ao Sr. Diretor a colocação de passadiços na horta, formando canteiros, com a reutilização de paletes para um maior aproveitamento da água. E se houvesse confinamento o trabalho da horta deveria ter continuidade com a ajuda de assistentes operacionais. Houve anuência do Sr. Diretor e cumpriu-se o objetivo.
7. Como é feita a preparação do solo?
Ao longo do ano, com a utilização de utensílios tradicionais e simples procederam à limpeza: arrancaram as ervas daninhas, arrancaram as plantas velhas, cortaram folhas velhas e podaram outras. Cavaram o solo, fertilizaram-no com borras de café, cinza, cascas de ovos (que trouxeram de casa) e estrume de ovelha oferecido pela avó da aluna Leonor, que vive no campo. Como se trata de um canteiro pequeno foi fácil cavar a terra mesmo com pequenos sachos. Utilizaram a tesoura da poda, o ancinho, um pequeno semeador, luvas e máscara.
Colocou-se um garrafão e um balde para a recolha da água das chuvas.
As regas foram sendo feitas, com a utilização de garrafões de plástico reutilizados sempre que necessário, recorrendo à água da chuva e à da rede pública. Às sextas feiras foi com a mangueira e com maior aplicação de água. As regas foram sempre efetuadas nas horas mais favoráveis evitando desperdícios.
Nos meses oportunos, seguindo o calendário da horta, fizeram-se as sementeiras, sempre que possível consociadas. Os alunos responsáveis foram fazendo um roulement, de pares, devido ao Covid com a supervisão dos adultos.
Sempre que necessário foram feitas reuniões. A aluna Leonor mobilizou a avó.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Da horta fazem parte variadas aromáticas: coentros, chá príncipe, salsa, boldo, alfazema, rosmaninho, tomilho, caril e vários tipos de hortelã. Plantaram-se, também: espinafres, alho francês, alfaces de vários tipos, funcho, tomate, piri- piri, chu chu (oferecido por uma funcionária) e morangueiros (oferecidos por uma professora e uma funcionária). Estes últimos são comidos pelos alunos e pelos melros, logo que ficam vermelhinhos.
A avó da aluna Leonor ofereceu sementes de favas, ervilhas e coentros.
Plantámos o alecrim e a alfazema porque repelem pragas e atraem insetos polinizadores. Gostamos de ver, na nossa horta, as abelhas.
Para repelir a mosca branca plantámos cravos túnicos.
Fizemos a consociação de: alface/morangueiros; couves/tomate; alecrim/alface e salsa/ alface.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Aproveita-se sempre a água da chuva. Quando necessário a rega é feita, de manhã e ao fim do dia. Rega manual com garrafão de água, pelos alunos. E às sextas feiras por alagamento, com a mangueira por alunos e funcionários.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
A Leonor gosta muito da avó Ana que vive no campo e gosta muito de a ajudar. Quis mostrar-lhe a horta da escola e quis que a avó também colaborasse.
Nos primeiros dias de janeiro, antes do confinamento, numa certa manhã, a Leonor apresentou-me a avó Ana, uma doce senhora de cabelos brancos, pouco mais velha do que eu. Verifiquei a grande ternura e cumplicidade entre elas.
A avó Ana trouxe estrume das suas ovelhas, sementes de ervilhas, favas e de coentros. Estes últimos semeados num vaso produziram muito bem. A avó Ana tem mãos verdes.
Foi uma lição de sabedoria ancestral para a Leonor e para mim em cada etapa do processo.
A avó Ana e a Leonor primeiro prepararam a terra: retiraram algumas ervas daninhas, sacharam e alisaram. Uma parte seria para as favas e a outra para as ervilhas.
Foram feitos uns carreirinhos na terra, colocaram o estrume e de quando em vez as sementes das ervilhas eram colocadas com a devida distância. O mesmo aconteceu com as favas. Por fim, seguiu-se a rega.
Foram dadas as últimas instruções para a Leonor transmitir aos restantes vinte e seis colegas continuarem a tratar das ervilhas e das favas, sempre que necessário. E eu também. É de salientar que até a assistente operacional da biblioteca de quem os alunos muito gostam e que os ajuda na horta (e não só) participou da lição.
Veio o confinamento e fomos todos para casa. O seguimento do trabalho continuou com as seis senhoras assistentes operacionais e com supervisão do Sr. Diretor. Este está sempre atento ao que se passa.
Depois do confinamento a avó Ana e a Leonor voltaram e deram continuidade ao trabalho com as favas, as ervilhas e um olhinho da avó à horta.
As ervilhas chegaram apenas quatro a vagem. As favas cresceram bem e fomos premiados com um quilo de belas favas que elas quiseram que fossem para mim. Eu não queria!... Visto que os produtos são vendidos à comunidade, para adquirirmos novas plantas. Aceitei, pois seria uma ofensa.
As favas eram deliciosas!... Para compensar e replantar o canteiro, comprei quinze couves e vinte cinco tomateiros e, ainda, vinte e cinco alfaces que crescem a olhos vistos tratados com muito carinho pelos nossos alunos.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
O momento de colher as plantas, de fazer os raminhos de aromáticas e preparar a banca de feira/venda dos produtos são momentos de alegria e orgulho.
Até ao momento três pequenas feiras aconteceram ao longo do ano.
Envolvem-se rotativamente, 10 alunos em pares, devido ao Covid 19, munidos, sempre que possível, de luvas e máscaras. Caso não houvesse máscaras procedia-se à desinfeção das mãos regularmente. O espaço e as regras da Direção Geral de Saúde assim o exigiram. Estas atividades não foram fáceis este ano para os alunos.
Procederam à colheita dos produtos, com máscara, luvas e a tesoura de poda.
Colocaram os produtos num cesto desinfetado. Procederam à desinfeção da mesa para colocar os produtos da horta. Tiveram que higienizar as luvas. Criaram os molhinhos de aromáticas, couve galega e alho francês. Embalaram os produtos em sacos plásticos reutilizados e higienizados.
Higienizaram as luvas, mudaram de máscara, higienizaram as mãos, frequentemente.
Procederam à desinfeção do espaço para colocar os produtos da horta, da banca (antes e depois), sempre higienizando as mãos. Foi uma aprendizagem de proteção ao Covid e dar segurança aos clientes.
Apesar destes constrangimentos, a participação dos alunos foi de grande empenho, azáfama e felicidade por verem os resultados do seu trabalho. Houve uma grande participação dos professores e funcionários na aquisição dos produtos biológicos.
Todos enalteceram a qualidade dos produtos, a profusão de cheiros que as aromáticas exalaram, sobretudo quando o processo envolvia a participação de alunos de Educação Especial que tinham que proceder à contagem do dinheiro e fazer trocos.
Todos ficaram felizes e entusiasmados com as vendas e a preparação para a aquisição de novas plantas novas, nomeadamente alfaces que tinham muita procura.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Tudo começou no Conselho Eco- escolas do Agrupamento, de oito de abril de 2021, após desconfinamento, em videoconferência. Este é um momento muito importante para os alunos dos diferentes níveis de ensino apresentarem os trabalhos que desenvolvem nas suas escolas em prol do ambiente, e claro, as hortas estão presentes. Esta prática de forte diálogo entre os alunos, tem sido muito elogiado pelo representante da Associação de Pais, Juntas de Freguesia, Direção…
Nesta dinâmica a aluna Beatriz Santos, do sexto ano, apresentou o trabalho desenvolvido por ela e os seus pares durante e sem confinamento. Referiu que a nossa escola foi mais uma vez galardoada com a distinção ESCOLA AMIGA DA CRIANÇA, 3a edição, da FERSAP - Federação Regional de Setúbal das Associações de Pais, com trabalhos realizados por alunos, no ano letivo anterior. Esta organização solicitou que na entrega da distinção “Escola Amiga da Criança” cada instituição galardoada entregasse um avião de papel, criado por um (a) aluno (a), com a seguinte frase “Para mim, uma escola amiga da criança em tempos de pandemia é aquela que...”.
Estabelecemos contactos via email com aluna Beatriz Santos, enquanto membro do Conselho Eco -escolas e lançámos-lhe o desafio. Ela aceitou e com a anuência dos pais, construiu um avião, em que numa das ilustrações destacou a horta (o que mostra a importância desta para os alunos) com a frase: “Para mim, uma escola amiga da criança em tempos de pandemia é aquela que as deixa felizes, seguras e que lhes dá as condições necessárias para aprender!” O avião foi entregue, em mão, ao Sr. Diretor, pois estávamos em confinamento.
Perante a dinâmica demonstrada pela Beatriz, no Conselho Eco, a professora representante da EB Luísa Todi, primeiro ciclo lançou-lhe o desafio de dar uma aula aos seus alunos, do segundo ano, sobre a horta. A Beatriz aceitou e os pais também.
A professora responsável pela horta contou-lhe e mostrou-lhe fotografias da história dos cinco anos da horta. Facultou-lhe fotografias, fez uma visita com ela aos dois espaços em que a horta existiu, e ajudou-a a construir um powerpoint sobre a vida da horta e esta escreveu um texto para contar aos seus colegas.
Convidou os colegas para virem ao auditório da escola sede, apresentou o trabalho e fez uma visita guiada com os colegas à horta. Foi um sucesso.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
O reconhecimento da horta por parte do senhor diretor que corresponde aos pedidos efetuados pelos alunos sempre que bem fundamentados, em reuniões.
A valorização do trabalho relatado pelos alunos nos Conselhos Eco- escolas pelos adultos.
A divulgação das atividades no Facebook do Eco- escolas e na plataforma do agrupamento.
15.1. Link para a página da horta: