As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola EB 2,3 Padre Abílio Mendes (Barreiro)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 3 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

40 m

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

cn; geografia, matemática

3.3. N.º de alunos envolvidos:

60

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

São envolvidas mais na aquisição das sementes , pois como temos as regras apertadas da DGS, não podem entrar na escola.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos ao terem as suas aulas no exterior, ou seja fora de 4 paredes, ficam entusiasmados e perguntam sempre quando voltam.
Todas as semanas os alunos com PIT, vão regar, mondar, semear, colocar as placas identificativas,...
Ao ver os alunos a trabalhar, mais professores e funcionários querem participar.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção está a cargo de 3 professores, que combinam os dias da rega, monda e outras atividades como a identificação dos legumes, apanha das favas, morangos.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza é feita manualmente, ou seja o arranque das ervas daninhas, a fertilização é com borras de café, que é retirado do bar da escola.
Procede-se à rotatividade das culturas, isto é, onde o ano passado estavam tomateiros este ano colocou-se pimenteiros, onde estavam as favas este ano colocou-se tremoço.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita por alunos que colocam no compostor as ervas já secas que são arrancadas e as folhas das árvores também secas. Depois alguns trazem de casa restos de cascas de legumes ou de ovos ou fruta.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Este ano temos, tomateiro/pimenteiro; favas/tremoço; oregãos/alfaces; coentros/couves; beterraba/ courgete.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Existe um bidão perto da horta aberto, quando chove a água enche o bidão. Quando é necessário com baldes retira-se e rega-se a horta.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

As pragas são monotorizadas, através de observação, como os caracóis, ou o bicho que rói os morangos, lesmas, ... A frequência é semanal.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Para os caracóis colocamos armadilhas de cerveja, e apanhamos os bichinhos que comem os morangos.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aula de Ciências - habitat, 5º ano. A importância da biodiversidade. A proteção da natureza. A compostagem. Identificação de animais (insetos e aves). Identificação de plantas ( como morangueiro, tremoceiro, favas, ...) Os alunos aprenderam a reconhecer algumas plantas e árvores como por exemplo a oliveira.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aula de Ciências de 6º ano - A importância das plantas; Reprodução das plantas.
Os alunos observaram plantas com flor e fruto (favas e tremoço); Os morangueiros.
Aproveitámos para regar.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Aula de geografia de 7º ano: o clima.
Após a explicação dos conteúdos aos alunos, estes procederam à monda na horta.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Com a horta trouxemos mais biodiversidade à escola, motivámos os alunos para a aprendizagem. Os alunos participaram voluntariamente na rega, cidadania. Os alunos com necessidades educativas especiais, ao participarem ativamente na horta, têm uma noção da realidade, que mostrada só através e manuais, é difícil de entenderem.

15.1. Link para a página da horta:

facebook clube de ciências.