As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Externato São Francisco de Sales - Centro Educativo Apresentação de Maria (Prazeres) (Calheta (Madeira))

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 7 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

10

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do meio e cidadania.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

80

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Convidamos sempre que possível, os familiares para virem à escola ajudar na horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos apanham e comem os legumes e frutas que plantam.
Os pais podem comprar os legumes e frutas colhidos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Todos os dias tem uma turma que rega a horta.
Todas as semanas uma turma vai à horta plantar, apanhar erva e colher.

7. Como é feita a preparação do solo?

Fazemos a apanha das ervas daninhas.
Recolhemos as sementes das plantas já existentes.
Recolhemos da Quinta Pedagógica o adubo natural dos animais, para fertilizarmos a terra.
Usamos "remédios" caseiros. Exemplo: água de banana, água de casca de ovos, borra de café, etc.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Temos um compostor feito em paletes e outro de plástico rijo.
Usamos folhas secas do jardim e da horta, resto de cascas verdes da cozinha da nossa escola e paus das nossas árvores.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Temos variadas ervas aromáticas, árvores de fruto e variados legumes.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Todos os dias temos uma turma que faz a rega. Se tiver água das chuvas, deitam, se não, regam com a mangueira.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Na monitorização da rega, há sempre dois alunos que estão encarregues de observar a horta e reparar se tem, pregas ou doenças. Todos os dias.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Retiramos os animais ou usamos "remédios" caseiros para combater. Exemplo, Vinagre numa garrafa, água de urtigas, água de alho, etc.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Galinhas.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

As confeções de sopas e outros pratos, são todos os dias. Os miúdos vão buscar os legumes e a salada, lavam e entregam na cozinha.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

As aulas na horta, todas as semanas fazemos, em que as crianças podem partilhar algo de casa.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

As feiras, costumamos fazer, mas agora com o covid 19, só realizamos uma.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

As crianças gostam bastante de estar neste trabalho colaborativo.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/escoladosprazeres.ceam