As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola EB 2,3/S de Carcavelos (Cascais)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Dois anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

50

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

8

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Teatro, Geografia, C.N., Educação Especial, Cidadania

3.3. N.º de alunos envolvidos:

140

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta trouxe um aumento da literacia agrícola.
Atividades de meditação na horta.
Curiosidade pela horta e muitos outros alunos também querem fazer este trabalho, embora não façam parte das turmas envolvidas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Dividiu-se o espaço por turmas e inicialmente, a turma do Secundário fez a cava e remoção de ervas, para que as outras turmas tivessem já uma parte desse trabalho feito. Uma das funcionárias conduz os grupos, em função do que ´+e necessário fazer. Cada uma das turmas rega o seu bocadinho e cada um dos professores efetuou uma lista de alunos , assim como os dias que os grupos vão regar.

7. Como é feita a preparação do solo?

Limpeza/retirada/eliminação de ervas daninhas, lixo e pedras. O terreno destinado às sementeiras foi limpo e preparado. Ciclicamente, coloca-se fertilizante facultado pela Cascais Ambiente ou o AgroEscolas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

batata doce, feijão verde, melão, beterraba, alface verde, alface roxa, beringela, curgete, ervilhas de quebrar, melão, couve portuguesa, brócolos, espinafres, favas, pimento, cenoura, tomate, funcho, alho francês, salsa, coentros, chochou, acelgas, aipo, couve galega, abóboras.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

É dividido entre entre os espaços destinados a cada grupo turma e os funcionários em época de férias ou de ensino à distância ( confinamento).

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Todos estão atentos e vão avisando.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

lagarta da couve. Tentámos que a Cascais Ambiente nos facultasse um remédio biológico e como não se conseguiu, colocámos os alunos a caçar lagartas, mas uma das funcionárias comprou algo que colocou, se que nós soubéssemos, só depois nos comunicou o que fizera.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Vários professores de diversas disciplinas efetuaram aulas junto à horta, uma vez que ao lado da mesma se situam umas mesas tipo piquenique, onde se podem efetuar, por exemplo, trabalhos de grupo.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Hora da Meditação na horta destinada a professores.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Também se está a tentar fazer um pomar ao lado da horta e já se plantaram duas nespereiras, uma pereira, uma pereira-abacate, uma figueira, um limoeiro, uma clementina, uma bananeira e uma oliveira.

15.1. Link para a página da horta: