As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola EB Alexandre Castanheira (Almada)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há cerca de 6 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

7

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

3.3. N.º de alunos envolvidos:

110

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias sempre participaram em atividades na horta (preparação da terra, cultivo...), também trazendo sementes e produtos hortícolas, mas infelizmente, este ano não foi possível, devido à pandemia.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

O envolvimento de várias turmas, de diferentes anos de escolaridade e das Unidades, de Ensino Estruturado e de Multideficiência, no Projeto Horta-Bio.
A partilha de informação com as famílias e alunos.
A vigilância, o cuidado e a preocupação na manutenção dos espaços de cultivo.
O envolvimento dos pais/familiares (excecionalmente, este ano não foi possível)
A parceria com a Junta de Freguesia.
A divulgação na Pág. Web da Escola.
A introdução de produtos da horta na alimentação (sopa, legumes como acompanhamento, sandes...).

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada turma é responsável pela manutenção de uma das áreas delimitadas e as atividades de manutenção são rotativas, pelos diferentes anos de escolaridade e orientadas por cada Docente/Educador.

7. Como é feita a preparação do solo?

Na fase inicial misturamos a terra existente com substrato universal, composto por humus, turfas loiras, adubação mineral. Depois fertilização orgânica, com algum composto resultante da compostagem. Porém, este ano também não foi feita compostagem, devido aos restos de matéria orgânica e ao contexto pandémico.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Contudo, este ano não foi possível, devido aos restos de matéria orgânica e ao contexto pandémico.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Culturas habituais: Alfaces, couves, tomates, cenouras, espinafres, ervas aromáticas.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Quando chove, é aproveitada a água da chuva, com recipientes, depois despejada em regadores. Contudo, é inevitável o recurso à água canalizada.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, mas não temos tido pragas, doenças.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Este ano, devido à pandemia, apenas tivemos aulas na horta, uma turma de cada vez, e a confeção de saladas e sopas.

Preparação de uma salada de alface e cenoura

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aulas na horta

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Salada de tomate

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Implementamos na nossa horta princípios da Agricultura Biológica, apelando à participação ativa dos alunos, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal e social, bem como para a sua educação alimentar. Além do envolvimento dos alunos, este projeto tem como objetivo envolver também os professores, funcionários, pais, comunidade local. Tem ainda como objetivo promover a interdisciplinaridade e a integração curricular das atividades a desenvolver.

15.1. Link para a página da horta:

https://eb1jilaranjeiro2.ruyluisgomes.org