As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola Básica Nº 2 de Mealhada (Mealhada)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

10 meses

2. Área aproximada da horta (m²):

60 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

7

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Cidadania e desenvolvimento, Educação Física, EMRC, Geografia, Ciências Naturais, entre outras

3.3. N.º de alunos envolvidos:

40

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Cedência de produtos, pontualmente.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Conhecimento, por parte dos alunos, de técnicas agrícolas. Acompanhar o desenvolvimento e crescimento das plantas. Sensibilização da comunidade escolar para o consumo de produtos biológicos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

O terreno foi dividido em talhões que foram atribídos às turmas envolvidas.

7. Como é feita a preparação do solo?

1º O terreno foi lavrado;
2º Foi dividido em talhões;
3º Foram plantados e semeados produtos por cada turma;
4º Cada turma monda e rega o respetivo talhão.

Não foram utilizados fertilizantes porque foi iniciado, este ano letivo, a compostagem.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com um compostor, do projeto "Devolver à Terra". Os materiais usados para a compostagem são os "resíduos Verdes" cedidos pela cantina e pela comunidade escolar e os "resíduos Castanhos" são apanhados pelos alunos no recinto escolar e no parque da cidade.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Favas, ervilhas, couves, alfaces, morangos, cenouras, cebolas, feijão verde e diversas ervas aromáticas

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Cada turma rega o talhão que lhe pertence.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Com uma mistura de água e sabão azul, sempre que se verifique ser necessário

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Piolho nas favas. Foi combatida com uma mistura de água e sabão azul

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Feira na Escola: Os produtos provenientes da horta, são vendidos ao pessoal docente e não docente e os morangos são oferecidos aos alunos.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aulas na horta:
É feita a ligação dos conteúdos curriculares de Ciências com as práticas utilizadas na Horta. Exemplos: Alimentação saudável e sustentável, solo, ...

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://ecoescolasescolabs.wixsite.com/ecoescolamealhada