saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Há 11 anos.
2. Área aproximada da horta (m²):
144 metros quadrados
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
5
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Curricular
3.3. N.º de alunos envolvidos:
17
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
3
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Este ano, por motivos de pandemia, as famílias deram apenas o seu contributo com a doação de produtos para plantar na horta. Em anos anteriores, alguns encarregados de educação colaboravam no cultivo de alguns produtos e na manutenção da horta.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
A horta é um elo de ligação entre a escola e a comunidade escolar. Este espaço promove as relações escola/família, através do envolvimento das mesmas nas atividades realizadas.
Os alunos na horta sentem-se felizes e cooperativos. Todos adoram explorar a terra e participar nas tarefas, ganhando mais sentido de responsabilidade.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Cada turma é responsável por fazer algumas plantações, sendo que os produtos são escolhidos em conformidade com a estação do ano e com aquilo que se dá melhor no terreno e na altitude em que se encontra. Posteriormente os alunos vão procedendo à rega, com a colaboração das auxiliares, e por fim, colhem os produtos, que são distribuídos pela comunidade educativa (alunos, professores, pais, auxiliares).
7. Como é feita a preparação do solo?
No início de cada ano, um auxiliar destacado para o efeito com a colaboração de alguns docentes e alunos, faz a limpeza da horta e espalha o composto que se encontra pronto sobre o terreno ou onde é necessário.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
A compostagem é realizada com os desperdícios da cozinha, com restos de relva cortada do jardim da escola e folhas secas das árvores.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Algumas das culturas instaladas ao longo do ano foram a alface, cebola, beterraba, couve, alho francês, tomate, feijão, espinafres, courgette, morangos e diferentes tipos de ervas aromáticas. Também existem algumas árvores de fruto, como a bananeira, mangueiro, nespereira e abacateiro.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é gerida pelos auxiliares, com a colaboração dos alunos do 4º ano.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Não existe monitorização específica para pragas ou doenças. Contudo, as pessoas responsáveis pela horta estão atentas a qualquer sinal de praga, para se tomar as devidas medidas de combate às mesmas.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Os alunos do 2º ano participaram no desafio "Os animais da horta". Para este desafio realizaram trabalho de pesquisa e aulas no exterior (horta) para observação de animais, onde os alunos foram intervenientes ativos. Este tipo de trabalho desenvolve capacidades como a organização, o empenho, a criatividade, a comunicação e o respeito pelo ambiente.
Por fim , o trabalho foi exposto no plcard Eco-Escolas, de forma a estar acessível a todos a comunidade escolar.
Atividade 2:
Descrição:
A horta foi o espaço escolhido para a abordagem a alguns conteúdos programáticos. Assim, a turma do 2º ano, explorou o tema das plantas neste lugar privilegiado. Aqui tiveram a oportunidade de fazer as suas próprias plantações e acompanhar o progresso da planta. Observaram e registaram as partes constituintes da planta, assim como descobriram do que a planta necessita para sobreviver.
Os alunos do Pré-Escolar também usam com muita frequência este espaço, que ajuda a promover atitudes de valor e respeito pela natureza. Fizeram as suas próprias sementeiras, e plantações, colheram legumes, brincaram na terra e mexeram em instrumentos.
Atividade 3:
15. Outros aspetos de realce da horta:
A horta possui uma estufa, cujo projeto, foi concluído no início deste ano letivo. Na estufa também são exploradas diferentes culturas. Por vezes, os alunos podem comparar o progresso na evolução da cultura dentro e fora da estufa.
15.1. Link para a página da horta: