As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Jardim de Infância de Corticeiro de Cima (Cantanhede)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Março 2021

2. Área aproximada da horta (m²):

área de pequenas dimensões

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

3.3. N.º de alunos envolvidos:

13

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Foram as famílias que forneceram a terra, as plantas e sementes, as embalagens que servem de "vaso" e como muitos pais e avós têm quintal e horta enviam vídeos, que são visionados pelas crianças na escola, onde são partilhados conhecimentos acerca desta temática (estes desde o início do ano).

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Apesar de ter sido concretizado só depois do regresso às atividades letivas, após o confinamento, tem sido vivido com muito entusiasmo por todos os envolvidos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

O "amigo/ajudante do dia" faz a rega e chama a atenção para qualquer pormenor importante,

7. Como é feita a preparação do solo?

Fez-se reaproveitamento de embalagens para fazer as plantações pois não tínhamos área com solo cultivável, só caixa de areia e espaços jardinados.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

* Não é feita compostagem na escola mas algumas famílias fazem nas suas casas e alguma da terra fornecida continha compostagem. Uma Encarregada de Educação partilhou um vídeo onde explicava a forma como faz e utiliza a compostagem.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

hortículas e ervas aromáticas

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Quando chove não há necessidade de regar e regamos de manhã.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Para já ainda não tivemos problemas mas temos visionado vídeos Eco-Escolas no You Tube sobre o assunto

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: