As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola EB1/PE da Ribeira Brava (Ribeira Brava)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

desde 2010

2. Área aproximada da horta (m²):

100 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo, Música, Clube, Exp.Plástica

3.3. N.º de alunos envolvidos:

todos

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias participam sempre que solicitadas, não havendo uma frequência exata, com a doação de sementes, plantas de chá, ervas aromáticas, comida para pássaros, construção de comedouros/bebedouros, ninhos para pássaros...

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

- maior compreensão do processo de germinação e diferenciação de processos (estaca, semente...);
- diferenciação de espécies vegetais (arbusto, plantas herbáceas e árvores)
- perceber o grau de maturação para a colheita
- maior sensibilização para a compostagem
- maior feedback aos pais sobre as plantações da escola e plantas/espécies colhidas
- aumento da capacidade de sujarem as mãos e estarem em contacto com a terra
- pareceria com as cooperativas agrícolas da área

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita segundo um organograma estabelecido em cada período escolar e afixado no mural da mesma. É dividida por professores, funcionários e alunos consoante a disponibilidade de horários dos vários elementos.

7. Como é feita a preparação do solo?

Os intervenientes (alunos e professores), de acordo com a sua disponibilidade limpam a horta. A rega normalmente é efetuada pelos funcionários.A fertilização é feita com o material extraído do compostor, pela incorporação de folhas secas junto com o solo, com chorume fornecido pela comunidade educativa...

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Existe um compostor para o efeito. São utilizados os materiais da limpeza da horta e das sobras das frutas e legumes da cantina escolar. Os alunos responsáveis encarregam-se de colocar no compostor e o professor de música é responsável por verificar todo o processo.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ervas aromáticas, plantas de chá, favas, alfaces, morangueiros tomateiros, papaeiras, couves e fores coloridas para favorecer a polinização.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita de acordo com o estabelecido no organograma, porém verifica-se diariamente a necessidade de esta ser regada ou não (de acordo com as necessidades climatéricas ou de cada espécie.)

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A observação direta da existência de pragas também é feita diariamente pelos professores de música.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Os caracóis estavam a danificar as ervas de chá, então foi feita uma recolha de casca de ovos, trituraram-se as mesmas e espalharam-se por esse canteiro. Os bons resultados foram visíveis.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Realização de pequenos lanches/magusto/comemorações ao ar livre.

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Magusto: foi realizada em novembro e envolveu todos os professores e alunos da escola, de forma faseada. Os alunos prepararam as castanhas, recolheram pequenos troncos e assistiram ao assar das castanhas. O carvão das mesmas também foi lançado ao solo como fonte de fertilização.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aula ao ar livre sobre a germinação de plantas e ensaio/entoação de música "Sementinha".

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Dia Eco-escolas: receção de entidades e atividades alusivas ao dia na horta da escola

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A maioria dos produtos da horta é consumida nas refeições dos alunos.

15.1. Link para a página da horta: