saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
desde 2010
2. Área aproximada da horta (m²):
100 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
6
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Estudo, Música, Clube, Exp.Plástica
3.3. N.º de alunos envolvidos:
todos
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
3
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
As famílias participam sempre que solicitadas, não havendo uma frequência exata, com a doação de sementes, plantas de chá, ervas aromáticas, comida para pássaros, construção de comedouros/bebedouros, ninhos para pássaros...
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
- maior compreensão do processo de germinação e diferenciação de processos (estaca, semente...);
- diferenciação de espécies vegetais (arbusto, plantas herbáceas e árvores)
- perceber o grau de maturação para a colheita
- maior sensibilização para a compostagem
- maior feedback aos pais sobre as plantações da escola e plantas/espécies colhidas
- aumento da capacidade de sujarem as mãos e estarem em contacto com a terra
- pareceria com as cooperativas agrícolas da área
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta é feita segundo um organograma estabelecido em cada período escolar e afixado no mural da mesma. É dividida por professores, funcionários e alunos consoante a disponibilidade de horários dos vários elementos.
7. Como é feita a preparação do solo?
Os intervenientes (alunos e professores), de acordo com a sua disponibilidade limpam a horta. A rega normalmente é efetuada pelos funcionários.A fertilização é feita com o material extraído do compostor, pela incorporação de folhas secas junto com o solo, com chorume fornecido pela comunidade educativa...
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Existe um compostor para o efeito. São utilizados os materiais da limpeza da horta e das sobras das frutas e legumes da cantina escolar. Os alunos responsáveis encarregam-se de colocar no compostor e o professor de música é responsável por verificar todo o processo.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Ervas aromáticas, plantas de chá, favas, alfaces, morangueiros tomateiros, papaeiras, couves e fores coloridas para favorecer a polinização.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é feita de acordo com o estabelecido no organograma, porém verifica-se diariamente a necessidade de esta ser regada ou não (de acordo com as necessidades climatéricas ou de cada espécie.)
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
A observação direta da existência de pragas também é feita diariamente pelos professores de música.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Os caracóis estavam a danificar as ervas de chá, então foi feita uma recolha de casca de ovos, trituraram-se as mesmas e espalharam-se por esse canteiro. Os bons resultados foram visíveis.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
Outra, qual?
Realização de pequenos lanches/magusto/comemorações ao ar livre.
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Magusto: foi realizada em novembro e envolveu todos os professores e alunos da escola, de forma faseada. Os alunos prepararam as castanhas, recolheram pequenos troncos e assistiram ao assar das castanhas. O carvão das mesmas também foi lançado ao solo como fonte de fertilização.
Atividade 2:
Descrição:
Aula ao ar livre sobre a germinação de plantas e ensaio/entoação de música "Sementinha".
Atividade 3:
Descrição:
Dia Eco-escolas: receção de entidades e atividades alusivas ao dia na horta da escola
15. Outros aspetos de realce da horta:
A maioria dos produtos da horta é consumida nas refeições dos alunos.
15.1. Link para a página da horta: