As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Jardim de Infância do Centro Social e Paroquial de Santa Cecília (Câmara de Lobos)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 14 anos!

2. Área aproximada da horta (m²):

7,30 comprimento - 4,40 largura

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Salas de creche e pré-escolar

3.3. N.º de alunos envolvidos:

69

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias colaboram com algumas sementes, estrume e na compra de alguma hortícolas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta possui mais impacto nas crianças, porque elas participam ativamente na sua manutenção e adoram manipular a terra. Apreciam usar as ferramentas, tais como pás, enxadas e regadores.
Com a horta as crianças fazem muitas descobertas, nomeadamente assistem à evolução das plantas e descobrem alguns animais rastejantes.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada sala fica responsável por um cantinho da horta que está devidamente assinalada. Estas dissidem quando vão à horta juntamente com o grupo de crianças.

7. Como é feita a preparação do solo?

No mês de setembro a horta é cavada e as educadoras adicionam estrume, preparando a terra para a plantação. No mês de outubro cada sala disside o que quer semear ou plantar juntamente com as crianças. Ao longo do ano as crianças cavam, plantam ou semeiam, tiram as ervas daninhas, regam, adicionam mais estrume e fazem as colheitas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Em cada camada é colocado cascas de frutas e folhas ou galhos secos. Quando está húmido é adicionado mais folhas. Quando está seco é adicionado água.
A compostagem é efetuada um dia por semana.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface roxa e verde; alho francês; beterraba; nabo branco; couve roxa; curgete; ervas aromáticas; morangueiros.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A água da chuvas é encaminhada para um boião, através de um cano. A água é aproveitada para regar a horta.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Somente é realizada a monitorização de mosquitos.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aula na horta: A equipa da sala leva acompanha as crianças até à horta, com o objetivo de cheirarem e a manipularem variadas plantas, a fim de aprenderem as várias texturas e aromas.
Também aprendem algumas técnicas para manter a horta limpa e organizada.
A atividade é efetuada todas as semanas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

A equipa da sala aproveita algumas hortaliças e confecionada pratos quentes (degustar hortaliças cozidas) ou frios (salada de alface).
Uma a duas vezes por ano.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: