As Nossas Hortas Bio
Edição 2020/21
Escola EB da Malveira (Mafra)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
As crianças comem os poejos, hortelã, morangos e maçãs em contexto escolar (lanches da manhã).
A horta tem aumentado a sensibilidade das crianças na degustação de alimentos diferentes e saudáveis, bem como o reconhecimento da importância da agricultura biológica na promoção da saúde.
Por outro lado reconhecem a importância dos insetos na polinização e combate às pragas, tal como das minhocas na decomposição da matéria orgânica.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
No caso do pré-escolar a manutenção da horta e sementeiras é da responsabilidade da educadora da respetiva Sala.
No caso dos espaços exteriores comuns Canteiros e vasos) a manutenção e rega é da responsabilidade de uma AO, com a colaboração das crianças.
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Flores comestíveis: Calendulas, tagetes, emoracalis.
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega também é feita, quando necessário com a água da companhia.
A rega é feita três vezes por semana.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Foram combatidas pelas formigas, insetos e aves.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
CAA - uma vez por semana - 7 pessoas (adultos e crianças).
As crianças fazem a limpeza da terra, semeiam e plantam e fazem a retirada das ervas daninhas.
Finalmente colaboram na recolha dos alimentos.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Os legumes não consumidos na escola, as crianças levam para casa para comerem com as famílias.
As crianças fazem a limpeza da terra, semeiam e plantam e fazem a retirada das ervas daninhas.
Finalmente colaboram na recolha dos alimentos.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: