As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola EB da Malveira (Mafra)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

12 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

9 m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Jardim-de-infância e Centro de Apoio à Aprendizagem

3.3. N.º de alunos envolvidos:

48

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Partilha das sementes e caroços de fruta. Uma vez por período letivo.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

As crianças gostam de comer os legumes, ervas aromáticas e frutas produzidas nas hortas.
As crianças comem os poejos, hortelã, morangos e maçãs em contexto escolar (lanches da manhã).
A horta tem aumentado a sensibilidade das crianças na degustação de alimentos diferentes e saudáveis, bem como o reconhecimento da importância da agricultura biológica na promoção da saúde.
Por outro lado reconhecem a importância dos insetos na polinização e combate às pragas, tal como das minhocas na decomposição da matéria orgânica.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

No caso do CAA as crianças, com as docentes e AO fazem semanalmente a manutenção da horta.
No caso do pré-escolar a manutenção da horta e sementeiras é da responsabilidade da educadora da respetiva Sala.

No caso dos espaços exteriores comuns Canteiros e vasos) a manutenção e rega é da responsabilidade de uma AO, com a colaboração das crianças.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza é feita com a retirada das ervas daninhas, que são utilizadas na compostagem; esta tarefa é realizada pelas crianças.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Restos de cascas da fruta consumida na escola, restos das plantas e folhas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Yacon, couve galega, nabiças, alfaces, germinação de sementes para degustação, batata doce, poejo, hortelã aquática, hortelã da ribeira, salsa, rúcula, menta, agrião, macieira, morangueiros, girassóis, topinembur, phisalis, tamarillo anão e tomateiros.
Flores comestíveis: Calendulas, tagetes, emoracalis.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Recolha da água da chuva em pequenas caixas, pratos ou garrafões reutilizados, cortados na transversal e posteriormente utilizada na rega das plantas.
A rega também é feita, quando necessário com a água da companhia.
A rega é feita três vezes por semana.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização é feita visualmente pela educadora e AO. As formigas e insetos e aves fazem o controle das pragas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

As pragas são: piolho preto e branco.
Foram combatidas pelas formigas, insetos e aves.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Degustação na sala; sementeiras

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas na Horta
CAA - uma vez por semana - 7 pessoas (adultos e crianças).

As crianças fazem a limpeza da terra, semeiam e plantam e fazem a retirada das ervas daninhas.

Finalmente colaboram na recolha dos alimentos.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Jardim Infância: duas vezes por semana - 48 pessoas (adultos e crianças).

Os legumes não consumidos na escola, as crianças levam para casa para comerem com as famílias.

As crianças fazem a limpeza da terra, semeiam e plantam e fazem a retirada das ervas daninhas.

Finalmente colaboram na recolha dos alimentos.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Sementeira de girassóis em Sala de Jardim Infância.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

As atividades realizadas na horta são muito motivadoras para as crianças, nomeadamente a observação da atividade das minhocas.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/ecoescolasdaebdamalveira/