saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
13 anos
2. Área aproximada da horta (m²):
25
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
1
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Todas as áreas curriculares das OCEPEs
3.3. N.º de alunos envolvidos:
22
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
5
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Numa fase final da horta tivemos a envolvência de uma avó que veio colocar as canas para o feijão verde. Tendo em conta a situação pandémica não houve a regularidade que gostaríamos.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Notou-se uma maior sensibilização das crianças para a importância da agricultura biológica. Outro aspeto que se salientou foi a gradual apreciação dos legumes pelas crianças, visto que acompanharam todo o processo de crescimento das hortícolas.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
É da responsabilidade da sala heterogénea 4 regar a horta diariamente e, 2 vezes por semana verificar se há necessidade de arrancar ervas. Assim como acompanhar o crescimento das hortícolas.
7. Como é feita a preparação do solo?
Numa fase inicial o grupo de crianças da sala 4 envolveu-se na limpeza e preparação da terra retirando todas as ervas daninhas. Depois reutilizámos cinza e colocámos no solo para fertilizar a terra, assim como cascas de ovos fruto do aproveitamento da nossa cozinha.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Alface
Feijão Verde
Beterraba
Alho francês
Cenoura
Tomate
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Quando temos água suficiente no reservatório é aproveitada para a rega. No entanto, quando não temos essa água da chuva temos que recorrer à agua da rede.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sempre que o grupo da sala 4 vai à horta observa se existem algumas insetos prejudiciais.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Observámos a existência de piolho no feijão verde e, de imediato procedemos ao combate desta praga pulverizando com vinagre a área afetada.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
Outra, qual?
Divulgação do projeto pelas crianças aos pais
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
O primeiro legume que retiramos da horta foi a alface a qual utilizámos para fazer a salada do nosso almoço. Esta atividade envolveu todas as crianças da sala, bem como os adultos, onde todas ajudaram a cortar e a fazer a salada no seu prato. Esta atividade realizou-se por duas vezes.
Atividade 2:
Descrição:
Através da apresentação de um registo fotográfico as crianças apresentaram as diferentes etapas do projeto da horta. Esta atividade envolveu todas as crianças da sala e os respetivos pais.
Atividade 3:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Esta experiência que foi proporcionada às crianças permitiu um enriquecedor conhecimento sobre as várias hortícolas, bem como a sensibilização para a importância de uma alimentação saudável, o espirito de interajuda, o sentido de responsabilidade e o espirito de equipa neste processo de elaboração, manutenção e observação da horta.
15.1. Link para a página da horta:
Este projeto foi divulgado no nosso jornalinho que é enviado aos pais por email. Será ainda divulgado um vídeo com algumas fotos do projeto, no facebook da instituição. https://www.facebook.com/cbesza