As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola EB 2,3/S Artur Gonçalves (Torres Novas)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta existe há 4 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

A horta tem aproximadamente 30 m2.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4 professores

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Matemática, Ciências Naturais, Educação Visual e Educação Tecnológica

3.3. N.º de alunos envolvidos:

25

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Fornecendo algumas plantas e composto para as mesmas e ajudando na manutenção da horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Foi um estímulo para a criação de pequenas hortas particulares. Os alunos envolveram-se, participam com muito interesse e pretendem mais ações deste tipo.Os produtos colhidos, principalmente as alfaces, pois alguns dos outros produtos ainda se encontram em desenvolvimento, foram distribuídas na comunidade e este facto constitui um estímulo para a participação futura na horta.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As mondas e as regas foram efetuadas pelas professoras e alunos por grupos de alunos de forma escalonada.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação inicial do terreno foi efetuada Junta de Freguesia. O solo foi preparado pelas professoras, um encarregado de educação e alunos com instrumentos de jardinagem e com composto fornecido por um encarregado de educação.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem foi efetuada pelos alunos em grupos escalonados levantando os resíduos de origem vegetal no refeitório e as borras de café no bar da escola e colhendo a matéria seca do solo na zona da floresta do recinto escolar.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Foram plantados vários produtos: alfaces, couves, cebolas, alhos, alho-francês, tomates, pimentos, pepinos, curgetes, salsa, hortelã.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Foi feita com água da escola, tendo em atenção a temperatura e a humidade do meio ambiente.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não se verificaram pragas nem doenças.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: