As Nossas Hortas Bio
Edição 2020/21
Escola Sec. Fernando Namora (Amadora)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Aulas práticas e experimentais realizadas ao ar livre (compostagem, medição e correção de pH do solo; características do solo; relações bióticas; biodiversidade).
Conhecimento de técnicas de agricultura biológica (consociação de culturas, controlo de pragas, vermicompostagem e compostagem, gestão sustentável de água, economia circular) .
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Reuniões de concertação de tarefas de frequência semanal e comunicação através de um grupo criado no whatsapp "Mãos na Terra" e as entidades parceiras (Noocity urbam ecology, Nam).
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Nos terrenos contiguos: couves diversas, alfaces diversas, cebola, batateira, ervilheira, feijoeiro e tomateiro.
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Nos terrenos ao lado diariamente consoante a estação do ano.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Foram combatidos com montagem de um dispositivo CDs refletores, cinzas, borras de café, cascas de ovos cozidas e trituradas. Prevê-se a instalação de ninhos de Chapim.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Aula laboratorial: Verificação do pH do solo. 3 turmas do 3.º ciclo. Foram trabalhos conteúdos transversais de FQ e CN.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: