As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola Básica de Gavião (Gavião)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

11

2. Área aproximada da horta (m²):

50

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

10

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Cidadania e Desenvolvimento, Ciências Naturais, Estudo do Meio, AEC Empre (Empreendedorismo), AEC Culinária e Nutrição

3.3. N.º de alunos envolvidos:

267

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias são envolvidas para a doação de sementes e estrume.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os produtos da horta são utilizados, pontualmente, no refeitório. Também são vendidos, com um custo simbólico à comunidade educativa.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita pelos assistentes operacionais que colaboram com a coordenadora e com o programa. As tarefas são frequentemente partilhadas com os alunos que colaboram na rega, arranque de ervas, colheita e venda de produtos.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza é feita com recurso a utensílios tradicionais não mecanizados. Na fertilização do solo utiliza-se estrume biológico cedido por familiares dos alunos.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com recurso aos desperdícios do refeitório e a folhas secas das árvores que existem na escola e na sua proximidade.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ervas aromáticas (coentros, salsa e hortelã), alface, couve, feijão verde, favas, cebolas, cenouras, brócolos e nabiça.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita nas horas de menor calor.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Quando necessário.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Lagarta e caracol.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Realizam-se vendas de produtos da horta na escola, numa bancada que existe para o efeito.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Os docentes procuram a horta para realizar atividades com os alunos. As visitas à horta ocorrem nas aula de Cidadania e Desenvolvimento, Ciências Naturais, Estudo do e AEC.
Os alunos fazem a manutenção da horta, nomeadamente: arrancar ervas, regar, semear e plantar.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: