As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola Básica de Santo António (Vila Nova de Gaia) (Vila Nova de Gaia)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há alguns anos atrás já existiu, depois deixaram de cultivar, agora preparamos um bocadinho de terra para começarmos.

2. Área aproximada da horta (m²):

6 m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do meio, matemática e ciências experimentais.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

95

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

No ano letivo transato as famílias participaram nas Hortas-Bio em casa, este ano letivo, devido à pandemia pelo Covid-19, as famílias não podem entrar na escola.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

- Promover a educação para o conhecimento da agricultura biológica e seus benefícios;
- Alertar e incentivar para a importância do consumo de produtos biológicos e locais;
- Valorizar uma atividade económica da região, revelando a importância e vantagens do consumo de produtos biológicos;
- Responder a um conjunto de alunos que demonstraram na auditoria ambiental, vontade em colaborar na realização de uma horta na escola.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A professora coordenadora do projeto Eco escolas, em conjunto com os alunos da sua turma são os responsáveis pela manutenção da horta. Mas todas as professoras, em conjunto com os seus alunos fazem tarefas como: regar ou retirar ervas daninhas, efetuar outras sementeiras/plantações.

7. Como é feita a preparação do solo?

A professora coordenadora do projeto Eco escolas, em conjunto com os alunos da sua turma, cavou um pedaço de terra, retirando-lhe as ervas daninhas. Em seguida, os alunos colocaram na terra algum composto, que foi misturado com a terra. Também usamos floreiras para semear as ervas aromáticas, tais como: salsa, cebolinho, manjericão e coentros. E para semear as alfaces que depois serão transplantadas para a horta. Também plantamos alecrim nos canteiros junto ao portão principal da escola.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita pelos alunos e respetivas professoras, de vez em quando, com restos de frutas que são comidas pelos alunos nos intervalos e com folhas secas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Em janeiro, os alunos semearam: favas, alfaces, salsa, cebolinho, coentros e manjericão. Em março transplantaram as alfaces, semearam couves, espinafres, feijão e plantaram hortelã e alecrim.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Os alunos acompanhados da professora ou da assistente operacional regam a horta e os canteiros, por vezes com um regador, outras vezes com a mangueira da escola, de manhã cedo e ao fim do dia.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: