As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola EB 2,3 Dr. Eduardo Brazão de Castro (Antiga EB 2,3 S. Roque) (Funchal)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Existe há 7 anos mas esteve alguns anos abandonada. Desde o ano letivo anterior está a ser feita a sua exploração.

2. Área aproximada da horta (m²):

50m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Educação Musical

3.3. N.º de alunos envolvidos:

2

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

0

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta está com um aspeto limpo e cultivado o que proporciona um ambiente envolvente mais agradável e também faz com que os alunos já não andem dentro daquela área a correr/brincar.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção é realizada sempre que é necessário.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é feita com materiais orgânicos da própria horta e de restos de verduras e legumes que os professores trazem de suas casas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Ervas e outros materiais que vão aparecendo na horta.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface/pepino; cebola/alface/tomate; Couves, favas, milho, batata-doce, alho francês, rúcula, feijão, coentros, segurelha, espinafres, nabiças, malaguetas, physalis, beringela, salsa, manjericão, manjerona.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita nas horas de menos calor.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Só com observação direta.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Venda, na sala de professores, dos produtos produzidos na horta sempre que havia produtos prontos para serem consumidos. Estes produtos eram vendidos ao pessoal docente e não docente. O dinheiro obtido foi usado para comprar novas plantas e/ou sementes.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

A confeção no último dia de aulas (30 de junho) de sopa pelos alunos e 3 professores da turma 5.º 2 com os produtos recolhidos na horta (couve, cebolas, cenouras, alho francês, salsa), seguindo-se o almoço na cantina da escola com todos os alunos e professores da turma 5.º 2.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Participação no 26.º concurso “Uma Escola, Um Jardim” promovido pela Câmara Municipal do Funchal, sendo-lhe atribuído o 3º lugar na modalidade de horta.

15.1. Link para a página da horta:

É o link dos facebook da escola e do eco-escolas: www.facebook.com/ecoescolas.brazaocastro.7 facebook Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro