As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola EB 2,3 de Nogueira- Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio (Braga)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

Mapa da horta pedagógica Bio.
Mapa da horta pedagógica Bio.
Compostagem em 3 compostores
Compostagem em 3 compostores
Uma foto da horta incompleta
Uma foto da horta incompleta
Tremocilho-Sementeira de tremoço (tremocilho) em alguns canteiros para ajudar na recuperação do solo da horta, já que, ajuda a fixar o azoto e depois é enterrada ainda verde e serve de estrume.
Tremocilho-Sementeira de tremoço (tremocilho) em alguns canteiros para ajudar na recuperação do solo da horta, já que, ajuda a fixar o azoto e depois é enterrada ainda verde e serve de estrume.
Sementeira de alhos (antes do confinamento)
Sementeira de alhos (antes do confinamento)
Plantação de couve e alho francês, rodeado de folhas secas par impedir o desenvolvimento de ervas daninhas.
Plantação de couve e alho francês, rodeado de folhas secas par impedir o desenvolvimento de ervas daninhas.

horta em março

Flores, plantas aromáticas e estufa.
Flores, plantas aromáticas e estufa.
Monda das ervas daninhas nas amoreiras, framboeseiras e morangueiros. 
Transplante de morangueiros.
Monda das ervas daninhas nas amoreiras, framboeseiras e morangueiros. Transplante de morangueiros.
Colheita das couves e do alho francês, rodeado de folhas secas, pelo que não se desenvolverem as ervas daninhas.
Colheita das couves e do alho francês, rodeado de folhas secas, pelo que não se desenvolverem as ervas daninhas.
Preparação da terra para as plantações da primavera.
Preparação da terra para as plantações da primavera.
Colheita dos alhos semeados.
Colheita dos alhos semeados.
Plantação de árvores de fruto.
Plantação de árvores de fruto.

horta em maio

Plantação de alfaces.
Plantação de alfaces.
Plantação de abóboras, milho e feijão - consociação.
Plantação de abóboras, milho e feijão - consociação.
Sementeira de feijão.
Sementeira de feijão.
Experiência na estufa_ influência da presença da água na germinação e desenvolvimento do feijão.
Experiência na estufa_ influência da presença da água na germinação e desenvolvimento do feijão.
Horta vertical -plantação de plantas aromáticas e hortícolas.
Horta vertical -plantação de plantas aromáticas e hortícolas.
Visão global da horta em junho.
Visão global da horta em junho.

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

10 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

100

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

9

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências da natureza, Ciências Naturais, Cidadania e Desenvolvimento e Físico-química

3.3. N.º de alunos envolvidos:

250

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Dois Encarregados de educação ajudam nas tarefas da horta semanalmente e alguns fazem-no esporadicamente, normalmente, com oferta de sementes ou plantas ou compra de produtos produzidos.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta é já uma referência da escola, os alunos fazem visitas regulares à horta nos momentos de lazer, alguns só para visitar e outros para cuidar dela. os funcionários e os professores criam dinâmicas de articulação interessantes.
São lecionadas na horta várias aulas de ciência ou cidadania, são realizadas várias atividades sempre muito motivadoras para os alunos, pelo que eles mostram sempre muito entusiasmo.
A compostagem passou a ser prática continua e aumenta todos os anos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta foi dividida em lotes, dinamizados por turmas diferentes. Cada turma é responsável pelo seu espaço e pela sua monitorização, sendo que, semanalmente e rotativamente, quatro alunos ficam responsáveis pelas tarefas de vigilância e rega. Cria-se uma competitividade saudável entre pares facilitadora de dinâmicas de partilha de material, de sementes, plantas, água, composto e de conhecimento.

7. Como é feita a preparação do solo?

As ervas daninhas são retiradas à mão ou enxada, sendo que, a quando das plantações colocámos folhas secas para impedir o seu desenvolvimento. Como fertilizantes usados: o composto orgânico obtido na compostagem dos resíduos vegetais e frutos da cantina com verdes e folhas secas recolhidos na horta ou jardim da escola; o tremocilho, que consiste na sementeira de tremoço em alguns canteiros para ajudar na recuperação do solo da horta, já que, ajuda a fixar o azoto e depois é cortado e enterrado ainda verde e serve de estrume. São ainda realizadas consociações, que regeneram o solo.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Sim. O composto orgânico obtido na compostagem dos resíduos vegetais e frutos da cantina com verdes e folhas secas recolhidos na horta ou jardim da escola;

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Culturas: alface, alho francês, couve, alho, espinafres, feijão, abóbora, milho, flores, várias plantas aromáticas (funcho, orégãos, tomilho, tomilho limão, salsa, hipericão, cidreira e camomila), fisalis, árvores de fruto, (macieira, pereira, abacateiro, nespereira, limoeiro), videira, frutos vermelhos (amoras, framboesas e morangos),

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Usa-se a água da chuva recolhida e quando não chega rega-se com água canalizada.
As regas são sempre de manhã cedo ou ao fim da tarde. rega-se só o necessário e com a quantidade de água suficiente, de forma a não haver desperdício desse bem tão precioso.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, semanalmente, pelo menos.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Participamos no Concurso escola mais verde, promovido pela Câmara Municipal de Braga.
A horta tem sido premiada todos os anos neste concurso.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aulas na horta sobre invasoras e compostagem

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Atividade experimental na estufa: influência dos fatores abióticos na germinação e desenvolvimento das plantas.
Germinação do feijão com e sem rega.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A área da horta tem aumentado todos os anos, verifica-se envolvimento crescente, quer dos professores e funcionários quer dos alunos.
Realizam-se, na escola, muitas outras atividades ligadas à horta:
Horta Vertical;
Centro de germinação de floresta autóctone;
Charco com Vida, com aproveitamento da água da nascente;
Ludoteca de jardim;
Jardim das sonoridades (espaço de meditação);
Plantação de árvores e flores noutros espaços do jardim da escola e no seu exterior;
Pomar atras do pavilhão desportivo e junto à cantina;
Colocação de ninhos para morcegos;
Recolha seletiva de resíduos (tampas, rolhas, papel, embalagens, óleo de fritura e pilhas);
Aproveitamento de materiais na realização de trabalhos de exposição em várias disciplinas, na decoração dos espaços e em concursos;
Bancos e esplanadas;
Reabilitação dos campos de corfebol e de voleibol.

15.1. Link para a página da horta: