As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Centro Escolar de Atouguia da Baleia (Peniche)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

No novo edifício, a horta iniciou-se muito recentemente. Devido às contingências impostas pela pandemia e também devido à falta de apoio da Câmara Municipal de Peniche só agora iniciámos o processo.

2. Área aproximada da horta (m²):

Até 50m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

9

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Todas

3.3. N.º de alunos envolvidos:

166

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

5

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Solicitamos que os alunos tragam sementes/plantas para serem plantadas na nossa hora e também materiais reutilizáveis, tais como garrafões de água.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

- Os alunos estão a ganhar hábitos mais responsáveis na forma como tratam as plantas.
- Nota-se uma maior consciencialização ao nível da alimentação saudável e sustentável.
- Os pais melhoraram a qualidade nutricional dos lanches escolares.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

- Os alunos vão tratar da horta, regularmente, nos tempos definidos pelas professoras titulares de turma.

7. Como é feita a preparação do solo?

Já iniciámos o processo de compostagem, porém ainda não temos composto com qualidade para ser utilizado. Pedimos a colaboração dos jardineiros do município para nos ajudarem na tarefa da preparação do solo e fertilização.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Temos um compostor de plástico. Colocamos desperdício alimentar do refeitório escolar, borras de café e outros materiais... De momento, são os funcionários e alguns alunos que estão responsáveis por este trabalho.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Tomateiros, cebolo, espinafres, alfaces, morangueiro, ervas aromáticas, ...

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Usamos regadores.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Para já ainda não iniciámos este processo.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Aprendizagem de uma canção inédita "A horta da nossa escola" (com Língua Gestual no refrão)

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Ver as observações efetuadas no ponto 15.
Plantação de suculentas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Ver as observações efetuadas no ponto 15.
Plantações com recurso a materiais reutilizados (garrafões).

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Ver as observações efetuadas no ponto 15.
Plantações realizadas em maio (após a resolução do problema da terra).

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Observação 1 : a nossa atividade "Horta Bio" não está a decorrer como planeado, uma vez que a Câmara Municipal de Peniche não nos apoiou em tempo útil. Desde o início do ano letivo que solicitámos inúmeras vezes que viessem resolver o problema dos canteiros (era necessário retirar a terra imprópria que tinham e substituir por terra fértil). Vieram realizar esse trabalho no mês de abril. Retiraram a terra existente, porém voltaram a encher com terra não fértil. Ora, com todas estas contrariedades não conseguimos cumprir o nosso plano. Como tal, algumas turmas fizeram plantações em vasos e garrafões, outras turmas fizeram uma experiência nos canteiros efetuando uma mistura de terras. Neste momento, aguardamos que a Junta de Freguesia nos possa auxiliar na resolução deste problema. (abril de 2021)

Observação 2: no mês de maio conseguimos que a Junta de Freguesia nos resolvesse o problema da terra e, como tal, demos início à plantação, 8 canteiros para cada turma de Primeiro Ciclo e 1 canteiro dedicado à Educação Especial. (junho de 2021)

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/groups/profsecoescolas/permalink/4053651064670482