As Nossas Hortas Bio
Edição 2020/21
Creche e Jardim de Infância do Arco Íris (Setúbal)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Os produtos de maior quantidade foram vendidos às famílias
Os escolhidos pelas crianças eram levados para casa
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
coentros
salsa
poejo
orégãos
manjericão
sálvia
erva príncipe
lúcia lima
três variedades de tomate
batata
nabo
cebola
pimento
curgete
pepino
cenoura
morango
feijão
piri piri
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é feita diariamente por uma ajudante de ação educativa junto com uma ou duas crianças
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
lagartas das couves
lesmas
formigas
pulgão preto no limoeiro
Apenas foi combatida a praga no limoeiro através de um produto químico, após várias experiencias naturais mal sucedidas.
As outras serviram de observação
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Estiveram envolvidos todos os adultos das duas salas de pré escolar, bem como a maioria das crianças. Estas colheram os produtos e os pais participaram com os que nos faltavam, para a receita escolhida. de acordo com as escolhas feitas, algumas crianças cortaram e ou descascaram os produtos e outras lavaram. colocaram tudo dentro de uma panela e acompanharam um adulto à cozinha para colocarem no fogão. Uma das crianças utilizou a varinha mágica. Todas almoçaram a sopa que fizeram. Toda esta atividade foi, tal como todas as outras partilhada com os pais através da plataforma childdiary.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: