As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola Secundária de Arouca (Arouca)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Esta horta existe há dois anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

Inferior a 50 m2.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

Cerca de 10 professores.

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Cidadania; Oficina de Aprendizagem; Ciências Naturais; Educação Especial.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

Turmas 9ºA, 9ºE e 9º G e 12 alunos da Educação Especial.

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias oferecem sementes e plantas para cultivo.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos adoram o trabalho na horta, especialmente os meninos da Educação Especial.
A comunidade escolar aderiu à venda de produtos da horta, com alfaces, favas e ervilhas. A verba angariada vai ser investida na compra de sementes e novas plantas. Na cantina também se provaram alguns dos produtos agrícolas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta está dividida e vários canteiros distribuídos pelas turmas. Cada turma tem no seu horário horas destinadas a estas tarefas.

7. Como é feita a preparação do solo?

Na fertilização do solo usou-se composto preparado no compostor da escola.
Durante os meses mais frios, os canteiros estiveram cobertos com umas estufas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com restos de alimentos provenientes da cantina e do "Restaurante Pedagógico".

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

alface
favas
ervilhas
cebolo
repolho
couve
couve roxa
curgete
espargo
batata-doce
meloa
framboesa

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

São os alunos e um funcionário que regam.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta também se transforma em estufa no inverno.

15.1. Link para a página da horta: