As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Instituto Nun'Alvres (Santo Tirso)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

55

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

8

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio, Ciências Naturais e Aprendizagem Baseada em Projetos

3.3. N.º de alunos envolvidos:

110

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias são convidadas a visitar a horta e ver a sua evolução.
Foram responsáveis pela construção do galinheiro e do abrigo para a animais da escola.
Estiveram também envolvidas na construção da cerca no novo espaço da Horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos começam a demonstrar uma maior preocupação com o ambiente, a agricultura e a sustentabilidade.
Todas as semanas os alunos estão ansiosos por ir à Horta tratar das plantas!

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As turmas vão em dias diferentes à Horta, toda a semana, para regar, retirar ervas daninhas e cuidar.
À segunda vai o 1º ano, à terça o 2º ano, à quinta o 3º ano e à sexta o 4º ano.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza e a mobilização do solo é feita pelos alunos.
A fertilização é feita por um dos educadores responsáveis pelo projeto.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

É feita num compostor existente na Horta.
Os materiais são recolhidos pelos alunos, no final dos intervalos, na cantina, no recreio, etc.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface e pepino
Pimento e salsa
Tomate e oregão

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Os alunos regam com regador

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim.
Todas as semanas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Tivemos afídeos.
Tratamos com um macerado de urtigas.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

As hortícolas produzidas na Horta são utilizadas pela Gertal, empresa que confeciona as refeições para a comunidade educativa.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

É muito frequente a utilização da Horta como espaço de aula ao ar livre e de campo.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

No presente ano letivo, o local da Horta mudou e iniciou-se o cultivo em caixas de cultivo.

15.1. Link para a página da horta:

http://www.contigomaisecologico.blogspot.com