As Nossas Hortas Bio
Edição 2020/21
Escola S/3 Professor Ruy Luís Gomes (Almada)
A Nossa Horta Bio
Horta grande (superior a 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Este ano experimentamos a realização de algumas sementeiras numa sala de aula, sob a responsabilidade de uma turma de 6º ano, com a supervisão e as instruções dos alunos do CEF. Os alunos transplantaram as cenouras para a horta e posteriormente foram colhidas, desenhadas na aula de Educação Visual e provadas.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
As atividades de plantação e manutenção da horta são da responsabilidade desta turma, que orienta outras turmas em atividades de sementeira, plantação, limpeza de ervas daninhas, rega ou colheita de produtos.
7. Como é feita a preparação do solo?
Sempre que há necessidade os alunos procedem à retirada de ervas daninhas, à mão, de forma a que não comprometam as plantações.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
https://www.cm-tv.pt/programas/informacao/falar-global/detalhe/alunos-usam-pigmentos-de-plantas-para-dar-cor-as-paredes-da-escola
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Os alunos, responsáveis pela horta, orientaram os colegas mais novos durante a atividade. No final, alguns dos produtos recolhidos, foram representados, através do desenho, e degustados.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: