As Nossas Hortas Bio

Edição 2020/21

Escola S/3 Professor Ruy Luís Gomes (Almada)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde 2011/2012

2. Área aproximada da horta (m²):

200

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

IJR, MJR, IBPJ

3.3. N.º de alunos envolvidos:

21

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

0

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Não diretamente, mas sempre que possível, os alunos levam produtos para casa.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta é um local de aprendizagem, seja para a realização de aulas ao ar livre, ou para fornecer plantas para algumas atividades de diferentes disciplinas e clubes.
Este ano experimentamos a realização de algumas sementeiras numa sala de aula, sob a responsabilidade de uma turma de 6º ano, com a supervisão e as instruções dos alunos do CEF. Os alunos transplantaram as cenouras para a horta e posteriormente foram colhidas, desenhadas na aula de Educação Visual e provadas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

No início do ano letivo a horta foi limpa e foram preparados os talhões para posteriores plantações. Procedeu-se ainda à limpeza de toda a área anexa à horta, bem como todos os espaços exteriores da escola. Estas atividades são da responsabilidade dos alunos do CEF com a supervisão dos professores responsável pelas disciplinas referidas anteriormente.
As atividades de plantação e manutenção da horta são da responsabilidade desta turma, que orienta outras turmas em atividades de sementeira, plantação, limpeza de ervas daninhas, rega ou colheita de produtos.

7. Como é feita a preparação do solo?

No início do ano e sempre que é feita nova plantação, os talhões são preparados. Os alunos utilizam enxadas e ancinhos para preparar a terra. Só é utilizado para adubo o composto produzido na compostagem. Não são utilizados produtos químicos de qualquer tipo.
Sempre que há necessidade os alunos procedem à retirada de ervas daninhas, à mão, de forma a que não comprometam as plantações.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Resíduos da horta, jardins e cozinha

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Couve lombarda, couve portuguesa, alface, cenoura, ervilhas, favas, feijões, morangos, aromáticas e tintureiras.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Na horta a rega é feita manualmente, utilizando apenas regadores de mão e por vezes mangueira. Os jardins têm rega automática.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

As aulas no espaço da horta ocorrem semanalmente, pelo que quaisquer pragas ou doenças, caso existam, são rapidamente detetadas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Abelhas

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Extração de pigmentos e desenho (observação e representação de algumas espécies vegetais)

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Pintura com pigmentos extraídos das plantas da horta.
https://www.cm-tv.pt/programas/informacao/falar-global/detalhe/alunos-usam-pigmentos-de-plantas-para-dar-cor-as-paredes-da-escola

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Sementeira, transplante, colheita e representação de espécies vegetais.
Os alunos, responsáveis pela horta, orientaram os colegas mais novos durante a atividade. No final, alguns dos produtos recolhidos, foram representados, através do desenho, e degustados.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: