Os Insetos da Horta
Escola Básica e Secundária de Vila Nova de Cerveira (Vila Nova de Cerveira)
Desafio: "Os Insetos da Horta"
Registo Fotográfico:
Breve explicação, para cada espécie, das vantagens/implicações da presença de cada espécie na horta:
Insetos Benéficos/Auxiliares:
Espécie 1:
As joaninhas combatem os pulgões, os ácaros, as moscas da fruta, piolhos da folha e lagartas pequenas. Comem ovos e largas de insetos prejudiciais.
Espécie 2:
As abelhas produzem mel; são polinizadoras, pelo que ajudam a aumentar a produtividade e biodiversidade; melhoram a formação de frutos, como os morangos e ajudam a tornar os nossos jardins mais floridos.
Espécie 3:
Alimentam-se de moscas, formigas, grilos, besouros, ganfanhotos e traças.
Insetos Prejudiciais:
Espécie 1:
O pulgão alimenta-se da seiva das plantas, roubando a sua água e nutrientes.
Espécie 2:
As lagartas alimentam-se de folhas, brócolos, rúcula, flores e sementes, prejudicando o desenvolvimento destas espécies vegetais.
Espécie 3:
Os escaravelhos alimentam-se, com grande voracidade, das folhas e das raízes das plantas. Podem atacar abóboras, pepinos, feijão e batatas.
Memória descritiva:
A Educação ambiental é um tema imprescindível que deve ser implementado o mais precocemente possível para uma maior e melhor compreensão da sua importância para todos os seres vivos, explorando sua relação com a natureza e os impactos que suas ações podem causar no sentido (sistema) ecológico. Cuidar de nós é cuidar dos outros e do nosso Planeta.
Tendo em conta os projetos em desenvolvimento – PES, PASSEzinho, Eco-escolas, “Brincar com as ciências” decidiu o Centro Escolar Norte – Campos implementar o projeto “A nossa Horta Biológica”, proporcionando às crianças a oportunidade de planearem e cuidarem de uma horta como parte do seu currículo escolar. Quase todas as crianças, nas suas habitações, dispõem de uma pequena horta e os seus avós e bisavós ainda mantêm ativos espaços de agricultura familiar e de subsistência. Utilizou-se a horta como centro e ponto de partida das aprendizagens nas diferentes Áreas de Desenvolvimento e como veículo de interação entre a escola e a família.
Para enriquecer esta temática, os quatro grupos do pré-escolar do CEN-Campos inscreveram-se na atividade “Hotel dos Insetos” mas devido ao seu cancelamento por causa do encerramento das escolas provocado pela pandemia COVID-19, a mesma foi substituída pela atividade “Os insetos da Horta”.
Dada a implementação do plano de contingência do COVID-19 e posterior encerramento dos estabelecimentos de educação, e a situação de quarentena obrigatória provocada pela pandemia, passou a ser realizada uma aprendizagem à distância. Depois de auscultares os pais, o pré-escolar decidiu participar na atividade “Os insetos da Horta”, respeitando os recursos existentes no seio de cada familia assim como o ritmo e disponibilidade de cada um.
A metodologia adotada baseou-se, na aprendizagem à distância, no trabalho de campo com a observação das hortas, procura de insetos e recolha de fotografias dos mesmos; pesquisa na internet sobre os beneficio e prejuizos de cada um assim como a auscultação dos familiares, principalmente os avós e pais; registo grafíco das observações e informações recolhidas e elaboração de um cartaz, utilizando diferentes técnicas de expressão artística.
Depois de analisar todos os trabalhos enviados pelas crianças, a nossa recolha recaiu sobre os seguintes insetos.