Hotel de Insetos
Escola Secundária de Lagoa (Lagoa (Açores))
Desafio: "Hotel de Insetos"
Esboço/croqui do hotel de insetos:
Registo Fotográfico:
Descrição dos materiais de construção e motivo da sua escolha:
O hotel de insetos terá como material de base caixas de madeira de fruta, velhas. Associado a este material, teremos ainda canas de bambo, cartão proveniente de caixas de cartão, galhos e ramos das podas das árvores da escola ou que os alunos tragam e pedaços de madeira.
Para além de ser material de fácil acesso, é o que mais de adequa aos insetos mais frequentes na zona: abelhas, joaninhas, crisopas e borboletas.
As caixas de fruta são cedidas por um comerciante de legumes. Pedaços de madeira serão do aproveitamento de paletes cedidas pelo grupo Continente Modelo, da Lagoa.
Memória descritiva:
O projeto foi desenvolvido com uma turma do núcleo de ensino especial – Turma DOV (Despiste e Orientação vocacional), constituída por 7 alunos.
No final do primeiro período o projeto foi lançado aos docentes, tendo a divulgação do mesmo aos alunos acontecido somente no início do segundo período.
O projeto envolveu diversas disciplinas. Em cidadania e empregabilidade os alunos estudaram a importância dos insetos para a humanidade e como todos os seres vivos estão dependentes uns dos outros, para que o ecossistema esteja equilibrado. Foi feito o jogo “Teia da Vida” que demonstra isso mesmo.
Também aprenderam sobre a importância dos materiais na construção do hotel assim como as caraterísticas para cada tipo de inseto.
Estava agendada para o dia 19 de março uma visita de estudo a um apiário no Concelho da Lagoa, onde iriam ver e perceber, in loco, a importância da conversação dos insetos, e em particular das abelhas.
Também iria ser criado um canteiro de margaridas para contribuir como alimento das abelhas e embelezamento do espaço exterior.
Na disciplina de oficinas elaboraram um esboço do hotel e acordaram que iriam fazer diversos hotéis, para distribuir pelo exterior da escola.
Em expressão plástica os alunos iriam ver o filme “Bee Movie”, no dia 17 de março, e construir vasos de margaridas para comemorar o dia da mãe, uma vez que é uma planta amiga das abelhas.
Com o encerramento das escolas motivado pelo estado de alerta resultante das precauções contra a propagação do Covid-19, não foi possível concluir o projeto. Ficou por realizar a visualização do filme, a visita de estudo, a construção das várias unidades de hotel, o canteiro de margaridas no jardim da escola e os vasos de margaridas.