Hotel de Insetos
Escola Secundária da Baixa da Banheira (Moita)
Desafio: "Hotel de Insetos"
Esboço/croqui do hotel de insetos:
Registo Fotográfico:
Descrição dos materiais de construção e motivo da sua escolha:
Caixa de madeira de garrafas de vinho para base do hotel; rede de arame para fechar a caixa; tábuas para as divisórias e “telhado”; verniz à base de água para dar uma demão nas paredes exteriores; arame para pendurar o hotel; pinhas para atrair as joaninhas; ramos de árvores e blocos de madeira furados com diferentes diâmetros para atrair abelhas; cartão enrolado atado com cordel para atrair crisopas; Ramos, galhos e canas de bambu ocas de diferentes tamanhos, atados com cordel para atrair joaninhas; tabuinhas de madeira empilhadas atrairão insetos xilófagos; folhas secas para preencher espaços que ficaram entre os pedaços dos diversos materiais.
Memória descritiva:
O interesse dos alunos por esta atividade surge na sequência de uma visita, realizada o ano passado, à Exposição “A Biodiversidade e Nós” onde é dada a conhecer a biodiversidade na região da Área Metropolitana de Lisboa e em particular a avifauna. Estava exposto um hotel de insetos que chamou atenção dos alunos.
Esta atividade foi realizada por um Grupo de 10 alunos do conselho Eco-Escolas.
Após pesquisa, foi feito um esboço do hotel e inventariado o material necessário à sua realização.
Efetuou-se uma visita pela mata da escola para recolha dos materiais e escolha do local para instalar o hotel. Um professor disponibilizou a caixa de garrafas de vinho e pequenas tábuas de madeira.
Iniciou-se os trabalhos cortando os ramos de árvores e blocos de madeira fazendo furos longitudinais de vários diâmetros com um berbequim .
Foram também cortados os ramos de bambu, com o comprimento de acordo com a profundidade do hotel.
Cortado cartão canelado de acordo com a profundidade do hotel sendo posteriormente enrolado e atado com cordel;
Com a caixa de madeira sobre a bancada foram colocadas tábuas de madeira na caixa para fazer divisões isoladas umas das outras.
Procedeu-se ao posicionamento dos diversos materiais nas divisórias de modo ao seu preenchimento.
O trabalho não foi concluído devido ao encerramento da escola.