Espiral de Ervas Aromáticas

Escola Básica da Abelheira (Viana do Castelo)

Desafio: "Espiral de Ervas Aromáticas"

Esboço/croqui da Espiral:

Descrição das vantagens da construção de uma espiral:
O formato em espiral é frequente na natureza, podemos encontra-lo tanto em pequenas conchas como em grandes constelações celestes. As espirais respeitam as curvas naturais, e têm muitas vantagens no que respeita ao cultivo de plantas. Uma das grandes vantagens das espirais é plantar o maior número de espécies vegetais, numa área pequena. A espiral em si, cria diversos microclimas, o que é vantajoso para o cultivo de plantas com necessidades climatéricas diferentes. No alto da espiral geralmente temos um ambiente mais seco e ensolarado, próprio para, por exemplo o alecrim, entre outras plantas adaptadas a essas condições. No percurso curvo até à base, podemos ter zonas de maior sombra e mais húmidas, para plantas mais exigentes como cebolinho, salsa, etc. Na base, que termina ao nível do chão, podemos plantar espécies que necessitam de mais humidade, como manjericão e hortelã-pimenta.

Breve descrição das plantas selecionadas e motivo do respetivo posicionamento na espiral:
As ervas aromáticas selecionadas são : alecrim, orégãos, salva, estragão, tomilho, coentros, salsa, cebolinho, manjericão e hortelã – pimenta. Estas serão cultivadas por ordem descendente (ver no esboço em anexo nos Ficheiros) e tendo em conta a necessidade de exposição solar e humidade de que cada uma necessita.
A espiral terá, aproximadamente1,5 m de altura e 2m de diâmetro, para que todas as ervas aromáticas, desde o topo até a base, estejam ao alcance das mãos. A sua implantação será num local com solo nivelado com acesso rápido e fácil, perto da cantina da escola , de forma a serem, frequentemente, utilizadas pelos cozinheiros na preparação das refeições escolares.

Materiais de construção necessários e motivo da sua escolha:
Os materiais a utilizar são: pneus de três tamanhos ( trator, todo o terreno / autocarro e automóvel ), poste de basquete/ cano , parafusos, porcas, plástico grosso, gravilha ou pequenas pedras, terra composta, adubo (da compostagem da escola) e as plantas supracitadas.
O material foi escolhido como forma de reutilizar pneus, visto estes não serem biodegradáveis.

Breve memória descritiva de como foi efectuado o trabalho:
Este projeto foi elaborado em paralelo com a participação no concurso “A Melhor Receita Aromática” , patrocinado pela empresa “ Aromáticas Vivas”.
Tendo como intuito de aprender, discutir, refletir e pôr em prática o uso das ervas aromáticas em substituição do sal e do açúcar, pouco saudáveis para a nossa alimentação, selecionou-se uma turma do 6.º ano para participar no Concurso "A Melhor Receita Aromática".
Deste modo, numa primeira fase do concurso, a “Aromáticas Vivas” realizou uma apresentação aos alunos da turma inscrita. Esta apresentação foi presencial, em contexto de aula, e consistiu numa breve introdução sobre a empresa e as ervas aromáticas, de forma lúdica, com algumas atividades/jogos, e teve como objetivo elucidar os alunos sobre a importância das ervas aromáticas e de que forma podem ser utilizadas na alimentação.
A partir desta apresentação, os alunos escolheram apenas uma receita de uma sopa, de um prato principal de carne ou peixe e de uma sobremesa, sempre usando as ervas aromáticas. As receitas foram elaboradas pelos alunos e encarregados de educação, fotografadas e enviadas. Foi elaborado um livro de receitas(*) e selecionadas as melhores para concurso. As receitas serão sugeridas como ementas a confecionar na cantina da escola.
Deste Projeto, a escola recebeu vários vasos de plantas aromáticas, para serem usadas na construção da “Espiral de Aromáticas” e posterior incentivo na sua utilização na cantina escolar.
Dada a situação do confinamento , devido à COVID- 19, foi proposto a um grupo de alunos o desafio de fazerem um esboço da espiral tendo em conta os materiais escolhidos. Posteriormente, foi selecionado o que reunia os requisitos pretendidos.
(*) - algumas dessas receitas constam em anexo nos Ficheiros.

Registo Fotográfico: