Espiral de Ervas Aromáticas
Escola Básica Integrada/ JI D. Carlos I (Sintra)
Desafio: "Espiral de Ervas Aromáticas"
Esboço/croqui da Espiral:
Descrição das vantagens da construção de uma espiral:
A construção de uma espiral de aromáticas tem várias vantagens entre as quais, criar vários microclimas que vão de encontro às exigências das plantas, relativamente à luz ou humidade. Desta forma, também se otimiza a água utilizada, deixando as plantas mais tolerantes à seca no topo e as mais exigentes em água, nos níveis mais baixos. Além disso tem um bom efeito do ponto de vista estético e atrai uma série de insetos benéficos para a horta.
Breve descrição das plantas selecionadas e motivo do respetivo posicionamento na espiral:
As plantas colocadas na espiral foram o alecrim, oregãos, sálvia, tomilho, salsa, cebolinho, manjericão, camomila e hortelã pimenta. A pedido dos miúdos, acrescentámos morangos!
Como não tínhamos a espiral em altura, a única preocupação foi juntar as plantas que "gostam" de estar juntas e têm as mesmas exigências. Um exemplo foi juntar cebolinho, salsa e manjericão.
Materiais de construção necessários e motivo da sua escolha:
Pensávamos utilizar tronco de eucalipto na sua construção, por ser um material natural e que nos seria facultado fácilmente.
Breve memória descritiva de como foi efectuado o trabalho:
Quando nos inscrevemos neste projeto, já tínhamos uma espiral de aromáticas na escola, que pensávamos adaptar às características exigidas nesta atividade. Devido à pandemia, não chegámos a executar a nossa ideia, que era "subir" a espiral em altura com troncos de eucalipto, otimizando dessa forma as vantagens deste elemento na horta.
Registo Fotográfico: