Espiral de Ervas Aromáticas
Colégio Guadalupe (Seixal)
Desafio: "Espiral de Ervas Aromáticas"
Esboço/croqui da Espiral:
Descrição das vantagens da construção de uma espiral:
A construção de uma micro-horta em espiral permite otimizar as condições de cultivo para uma variedade de espécies com características diferentes. Ou seja, ao longo da espiral haverá diferenças significativas no que diz respeito à temperatura, à exposição solar e ao nível de humidade (já que haverá escoamento da água do topo para a base da espiral). Assim, serão criados diferentes microclimas que são adequados para diferentes espécies, gerando-se uma interação rica e interessante com a natureza. É adequado a espaços pequenos, fácil de manter e otimiza a eficiência da água, reduzindo custos.
Breve descrição das plantas selecionadas e motivo do respetivo posicionamento na espiral:
As ervas aromáticas selecionadas são: alecrim, orégãos (que necessitam/suportam melhor uma maior exposição solar e poderão ficar no topo da espiral) e salsa, cebolinho, manjericão, coentros, gengibre, hortelã, poejo e hortelã-pimenta, já que estas crescem melhor em zonas de meia-sombra e zonas mais húmidas (e poderão ser plantadas/semeadas ao longo da espiral e na sua base).
Materiais de construção necessários e motivo da sua escolha:
Para além da terra orgânica, iremos usar seixos para delimitar/subdividir os espaços entre as diferentes plantas, pois trata-se de um elemento natural, fácil de encontrar e de manusear pelas crianças.
Breve memória descritiva de como foi efectuado o trabalho:
Após a atividade ter sido proposta aos alunos, foi feita uma visita à horta do nosso Colégio para percebermos qual o melhor sítio para construir a espiral de ervas aromáticas.
Em assembleia de turma (e depois de vermos alguns exemplos recolhidos da Internet), decidimos qual o modelo e material a usar.
Nesta fase, fomos visitados pelo vírus Covid-19, que nos impediu de continuar o nosso projeto. Contamos implementar a nossa "micro-horta biológica" de ervas aromáticas logo que nos seja possível regressar às aulas presenciais.