Espiral de Ervas Aromáticas
Escola Superior de Educação João de Deus (Lisboa)
Desafio: "Espiral de Ervas Aromáticas"
Esboço/croqui da Espiral:
Descrição das vantagens da construção de uma espiral:
As vantagens de construção de uma espiral são:
- promover a biodiversidade vegetal em espaços reduzidos
- possibilitar a instalação de hortas verticais (que foi o caso implementado)
- utilização sustentável das espécies plantadas na alimentação (junto ao bar da escola)
- constituir habitat para diversas espécies animais
Breve descrição das plantas selecionadas e motivo do respetivo posicionamento na espiral:
A espiral de ervas aromáticas foi realizada colocando vasos com estas plantas numa escada em caracol (espiral). As plantas selecionadas foram: coentros, salsa, aipo, segurelha, sálvia, tomilho, poejo do mar, hortelã, hortelã pimenta. A opção por ervas aromáticas comestíveis teve como base a localização da espiral ser num pátio interior, junto ao bar da Escola Superior de Educação João de Deus. Pretende-se potenciar o uso sustentável destas plantas nos pratos confecionados pela escola.
Materiais de construção necessários e motivo da sua escolha:
Foi utilizado material de jardinagem, terra, sementes, vasos e água. A escolha dos vasos, bem como a respetiva dimensão e peso, foi feita tendo em consideração que estes iriam ser colocados numa escada em caracol, que serviu como estrutura à espiral de ervas aromáticas.
Breve memória descritiva de como foi efectuado o trabalho:
O trabalho foi efetuado por estudantes, docentes e colaboradores da Escola Superior de Educação João de Deus. Foi utilizado material de jardinagem, terra, sementes, vasos e água. A escolha dos vasos, bem como a respetiva dimensão e peso, foi feita tendo em consideração que estes iriam ser colocados numa escada em caracol, que serviu como estrutura à espiral de ervas aromáticas. A seleção de ervas aromáticas comestíveis (coentros, salsa, aipo, segurelha, sálvia, tomilho, poejo do mar, hortelã, hortelã pimenta) teve como fundamento a localização da espiral numa escada já com esta forma (caracol) ser num pátio interior próximo do bar da ESEJD. Conforme evidências em anexo (fotografias) as plantas já se desenvolveram e pretende-se fomentar o uso sustentável destas plantas nas refeições da escola.
O canteiro junto aos vasos foi também alvo intervenção e melhoramento.
Nota: O trabalho inicial foi realizado em Fevereiro (antes do confinamento) e posteriormente monitorizado.
Registo Fotográfico: