Espiral de Ervas Aromáticas
Centro Escolar Salgueiro Maia (Santarém)
Desafio: "Espiral de Ervas Aromáticas"
Esboço/croqui da Espiral:
Descrição das vantagens da construção de uma espiral:
A construção de uma horta de ervas aromáticas em espiral permite ter, numa área reduzida, uma maior variedade de plantas, devido aos solos com maior ou menor permeabilidade e com maior ou menor exposição solar.
Por outro lado a escolha das ervas aromáticas neste tipo de disposição favorece o aparecimento de insetos polinizadores.
Breve descrição das plantas selecionadas e motivo do respetivo posicionamento na espiral:
A escolha das nossas plantas recaiu sobretudo pelo facto, de algumas, serem plantas melíferas. Outra das razões da nossa escolha prendeu-se com o facto de serem plantas muito usadas na alimentação e muito conhecidas dos nossos alunos, que as têm plantadas nos seus quintais e varandas.
No topo da espiral serão colocadas as plantas que necessitam de menos água, tais como o alecrim, os orégãos, o tomilho e o manjericão. No final da espiral serão colocadas as plantas que necessitam de solos húmidos, tais como coentros, cebolinho, salsa e hortelã.
A construção da espiral e a disposição das plantas terá em conta a exposição solar, para que as plantas soalheiras fiquem posicionadas a sul e as restantes a norte.
Materiais de construção necessários e motivo da sua escolha:
Os materiais a usar serão sobretudo de origem natural já existentes na escola e arredores, tais como pedras e terra. A terra será recolhida pelos alunos na mata circundante à escola, onde existem sobreiros, entre outras espécies florestais.
Breve memória descritiva de como foi efectuado o trabalho:
O trabalho irá ser realizado no próximo ano letivo.