Espiral de Ervas Aromáticas
Escola Secundária das Laranjeiras (Ponta Delgada)
Desafio: "Espiral de Ervas Aromáticas"
Esboço/croqui da Espiral:
Descrição das vantagens da construção de uma espiral:
As vantagens da construção de uma espiral são:
Contribui para criação de microclima favorável ao crescimento das plantas;
Limita o desenvolvimento de infestantes;
Abrigo para insetos auxiliares;
Rentabiliza o espaço;
Em termos estéticos é muito agradável.
Breve descrição das plantas selecionadas e motivo do respetivo posicionamento na espiral:
As plantas selecionadas e plantadas até a data foram:
Erva príncipe: (Cymbopogon citratus) conhecida em Inglês por lemongrass, é uma gramínea da família das Poaceaes. As espécie aparentadas Cymbopogon nardus conhecida por citronela, ou o Cmybopogon martinii ou Cymbopogon flexuosus têm propriedades e utilidades muito semelhantes mas são mais utilizadas e cultivadas para o fabrico do óleo essencial, sabonetes e detergentes.
É uma planta perene que cresce em grandes tufos, de folhas estreitas em forma de lâmina; nos climas tropicais pode chegar a atingir 1,5 de altura.
Hortelã: Mentha é um gênero botânico da família Lamiaceae, cujas espécies são popularmente chamadas mentas ou hortelãs. As hortelãs ou mentas são plantas herbáceas vivazes, compreendendo numerosas espécies, das quais muitas são cultivadas em função de suas propriedades aromáticas, condimentares, ornamentais ou medicinais.
Camomila: (Chamemelum nobile): Perene resistente com 20 a 30 cm de altura.
Tomilho: Thymus vulgaris é um subarbusto aromático da família das labiadas. Tal subarbusto apresenta folhas pequenas, lineares ou lanceoladas, e flores róseas ou esbranquiçadas.
Poejo: Mentha pulegium é uma das espécies mais conhecidas do género Mentha. Da família Lamiaceae, é uma perene cespitosa de raízes rizomatosas que cresce bem em locais húmidos ou junto de cursos fluviais, onde pode ser encontrada selvagem entre gramíneas e outras plantas.
O seu posicionamento foi feito de acordo com o tamanho da planta e benefícios.
Materiais de construção necessários e motivo da sua escolha:
Para construção da espiral recorremos a Pave, um material que é utilizado para pavimento de passeios. O motivo da escolha foi a disponibilidade deste material, cedido pela professora/coordenadora de eco-escola.
Breve memória descritiva de como foi efectuado o trabalho:
Para realização da espiral, foi improvisado um compasso, com uma estaca e um fio e assim procedeu-se a marcação da espiral, posteriormente foram colocados os blocos de pave, de forma a construir as paredes.
A medida que a espiral aumentava, colocamos terra para fixar as paredes e finalmente procedeu-se a plantação das aromáticas.
Registo Fotográfico: