Espiral de Ervas Aromáticas
Jardim de Infância de Seide S. Miguel (Vila Nova de Famalicão)
Desafio: "Espiral de Ervas Aromáticas"
Esboço/croqui da Espiral:
Descrição das vantagens da construção de uma espiral:
A construção de uma espiral de aromáticas tem a vantagem de ocupar menos espaço, criar um equilíbrio entre diferentes plantas, e de proporcionar um ambiente visual mais agradável.
Breve descrição das plantas selecionadas e motivo do respetivo posicionamento na espiral:
O desenho em forma de caracol foi sugerido pelas crianças porque logo associaram a espiral à concha do caracol. Sugeriram também que o corpo do caracol poderia ser cultivado com alface e couve roxa que utilizamos muito nas nossas refeições e estando perto das aromáticas ficariam "livres" de pulgões.
A escolha da posição das plantas foi também escolhida pelas crianças e teve a ver com o formato da folhas (não ficarem folhas muito parecidas muito próximas). No entanto, sabendo que a posição que deverão ter se deve às características de cada planta (necessidade de mais ou menos sol e de água), esta decisão iria ficar para se debater nos dias mais próximos da sua plantação, que seria em abril e que não chegou a acontecer, devido ao confinamento por causa da COVID-19.
Este projeto irá ser concretizado no próximo ano letivo, quando regressarmos todos à escola.
Materiais de construção necessários e motivo da sua escolha:
Para a construção precisamos de canas tipo bambu.
Esta escolha deve-se ao facto de ser um material bastante resistente, natural e que abunda na nossa localidade.
Breve memória descritiva de como foi efectuado o trabalho:
Não se chegou a concretizar devido ao confinamento por causa da COVID-19, ficando previsto a sua construção no próximo ano letivo.