Espiral de Ervas Aromáticas
Creche O Golfinho II (Câmara de Lobos)
Desafio: "Espiral de Ervas Aromáticas"
Esboço/croqui da Espiral:
Descrição das vantagens da construção de uma espiral:
As vantagens da construção de uma horta em espiral prende-se com o facto de ser possível plantar numa área pequena o maior número de ervas aromáticas possível. Este formato de horta permite a criação de condições climáticas que favorecem cada uma das plantas no seu posicionamento.
Breve descrição das plantas selecionadas e motivo do respetivo posicionamento na espiral:
as ervas aromáticas escolhidas para a horta serão: alecrim, tomilho, hortelã, salsa, manjericão e orégãos. Respetivamente nesta ordem a partir do centro.
no centro irá ficar o alecrim e o tomilho. uma vez que são plantas de grande porte que precisam de muito sol e solo mais seco. Irão ainda fazer a sombra necessária para o manjericão e os orégãos que não necessitam de exposição permanente ao sol, mas precisam de muita humidade, ou seja irão ficar na parte de baixo da espiral. Por último a salsa e a hortelã ficarão a meio da espiral uma vez que são plantas delicadas e precisam de muita humidade pouco sol.
Materiais de construção necessários e motivo da sua escolha:
Os materiais necessários serão:
- um vaso (tipo bacia) redondo baixo e largo para fazer a base da horta;
- a espiral será feita com seixos, em que os que ficarão à superfície serão decorados pelas criança;
- terra;
- ervas aromáticas.
Breve memória descritiva de como foi efectuado o trabalho:
Não foi possível concretizar a horta no presente ano letivo, dado à situação que vivemos, pelo que se espera que seja possível concretizá-la no próximo ano letivo.