Espiral de Ervas Aromáticas
Escola Básica de Arões - Santa Cristina (Fafe)
Desafio: "Espiral de Ervas Aromáticas"
Esboço/croqui da Espiral:
Descrição das vantagens da construção de uma espiral:
Vai permitir a toda a Comunidade Educativa:
Promover hábitos de vida saudável;
Desenvolver uma maior interdisciplinaridade e integração dos saberes;
Construir a noção de que o equilíbrio do ambiente é fundamental para a sustentação da vida no nosso planeta;
Possibilitar o contacto com a Natureza;
Dinamizar espaços exteriores;
Observar e investigar o desenvolvimento das sementes e plantas;
Consciencializar para a importância de saborear alimentos saudáveis e nutritivos;
Degustar alimentos semeados, cultivados e colhidos;
Criar, na escola, uma área verde produtiva pela qual, todos se sintam responsáveis;
Reconhecer a utilidade das plantas;
Delimitar o crescimento de ervas;
Otimizar a eficiência da água;
Substituir alguns condimentos por ervas aromáticas;
Reduzir e substituir o sal;
Atrair insectos polinizadores.
Breve descrição das plantas selecionadas e motivo do respetivo posicionamento na espiral:
Plantas selecionadas: Alecrim, lavanda, Orégãos, Salva, Tomilho, Coentros, Salsa, Cebolinho, Manjericão, Camomila e Hortelã.
As plantas soalheiras ficam posicionadas na zona mais exposta ao sol, a sul. As plantas que não necessitam de tanta exposição solar ficam posicionadas na zona menos exposta ao sol, a norte. Assim, no mesmo ambiente é possível o crescimento harmonioso de plantas com diferentes características. O tipo de terra utilizado permite um escoamento de água acumulada na base onde estão as plantas que necessitam de mais humidade.
Materiais de construção necessários e motivo da sua escolha:
Pretende-se utilizar materiais naturais e reutilizáveis como troncos de madeira, terra, areia, folhas secas e água. São materiais naturais, ecológicos e não poluentes.
Breve memória descritiva de como foi efectuado o trabalho:
O local foi escolhido mas não foi feito o trabalho devido à Pandemia e ao encerramento da Escola.
Registo Fotográfico: