Espiral de Ervas Aromáticas
Escola Básica do Sobral (Soure)
Desafio: "Espiral de Ervas Aromáticas"
Esboço/croqui da Espiral:
Descrição das vantagens da construção de uma espiral:
- Necessidade de pouco espaço para a sua construção
- Possibilidade de grande variedade de espécies de ervas aromáticas
- Proporcionar boas condições de crescimento para plantas com diferentes necessidades
- Dar a conhecer aos alunos as diferentes espécies e seus benefícios
- Ter uma dupla função: paisagística e ambientalista (incluindo os insetos)
Breve descrição das plantas selecionadas e motivo do respetivo posicionamento na espiral:
Como a espiral terá de ser terminada ainda durante este período para que seja segura para as crianças, só será depois de concluída que as ervas aromáticas são plantadas de forma definitiva.
Projetou-se a sua colocação do seguinte modo:
Alecrim, tomilho, lavanda, manjerona no topo da espiral
Coentro, endro, manjericão devem ser colocadas mais baixas, mas no lado mais ensolarado da espiral
Salsa, hortelã, cebolinha suportam condições mais sombrias e húmidas, perto do fundo
Materiais de construção necessários e motivo da sua escolha:
A calçada portuguesa (calcário) foi escolhida porque a espiral situa-se contiguamente à zona de passagem para a entrada (passeio) do edifício da escola, sendo todo esse percurso, do portão até ao edifício, de calçada portuguesa. A Câmara Municipal de Soure disponibilizou imediatamente o material.
Breve memória descritiva de como foi efectuado o trabalho:
Depois de definido o espaço (sudeste da escola) foi escolhido material (calçada) ainda durante o 2º período. A pedra foi colocada durante o 3º período e o objetivo era ir sobrepondo pedra, de vários tamanhos até obter a altura desejada. Deparámo-nos com o problema da pedra não poder ficar solta por motivos de segurança para as crianças. Está agendado terminar a espiral, ainda durante este período letivo, com a fixação das pedras através de algum cimento. Os encarregados de educação levaram as ervas aromáticas à escola, que tiveram de ser plantadas. No início do próximo ano letivo, os alunos irão pintar as pedras.
Registo Fotográfico: