Espiral de Ervas Aromáticas
Escola Básica de Santa Marta do Pinhal (Seixal)
Desafio: "Espiral de Ervas Aromáticas"
Esboço/croqui da Espiral:
Descrição das vantagens da construção de uma espiral:
A construção de uma espiral permite um maior aproveitamento e embelezamento do espaço.
Desta forma aumentámos a biodiversidade, com um maior número de plantas num curto espaço e consequentemente as condições de vida de insetos polinizadores que assim são atraídos.
Breve descrição das plantas selecionadas e motivo do respetivo posicionamento na espiral:
Procurámos colocar as plantas soalheiras nas zonas mais expostas a sul. As que não gostam de exposição solar mais para norte.
As plantas selecionadas são: Alecrim no topo, hortelã-da-ribeira, tomilho, segurelha, salsa, salva, manjericão, orégão, capuchinha, coentros, alfazema, rosmaninho. poejo, hortelã.
Materiais de construção necessários e motivo da sua escolha:
A espiral foi construída no sentido dos ponteiros do relógio, com troncos de madeira sobre seixos cobertos de composto orgânico e mede aproximadamente 1,80m de diâmetro.
Breve memória descritiva de como foi efectuado o trabalho:
O desafio foi apresentado nas diversas turmas. Os alunos pesquisaram sobre a utilidade da espiral e a forma como este formato cria variadas condições climáticas que favorecem o ambiente próprio para cada planta numa área pequena.
Os alunos estudaram as plantas, a importância deste pequeno ecossistema e a relação com os insetos polinizadores, e a utilidade das mesmas para o consumo humano.
Registo Fotográfico: