Espiral de Ervas Aromáticas
Casa da Criança - Centro de Assistência Social de Fátima (Ourém)
Desafio: "Espiral de Ervas Aromáticas"
Esboço/croqui da Espiral:
Descrição das vantagens da construção de uma espiral:
-Permite cultivar uma grande variedade de espécies otimizando o espaço.
-Permite o cultivo de espécies que tenham características de cultivo completamente diferentes, podendo misturar plantas de sol e de meia sombra e que quererem muita e pouca água, no mesmo espaço.
-Favorece um controlo ecológico natural, pois permite misturar plantas que se beneficiam ao serem plantadas juntas, dadas as suas características.
-É de relativa fácil montagem e manutenção, otimizando a eficiência da água.
-Ótima opção para quando a terra disponível não é tão propícia para cultivo, como.
-Delimita o crescimento das ervas, restringindo por exemplo o crescimento de ervas potencialmente evasivas.
-Esteticamente e matematicamente agradável ao olhar.
-Toda a configuração geométrica no espaço tem influência no crescimento das plantas.
-Fornece espaço para o desenvolvimento de insetos benéficos.
Breve descrição das plantas selecionadas e motivo do respetivo posicionamento na espiral:
-As plantas que constarão na nossa espiral “O caracol cheiroso” serão: arruda, coentros, salsa, capuchinha, orégãos, manjericão, segurelha, alecrim, rosmaninho, tomilhos, zimbro, manjericão, hortelã, carqueja, salvas, funcho, cominhos, acarquilha, estragão, cerefólio, poejos, cebolinho, alfazemas, meiso.
.As plantas são posicionadas tendo em conta as suas características, nomeadamente o tempo e tamanho de crescimentos, o tamanho das raízes, necessidade de mais ou menos sol ou sombra, mais ou menos água.
Materiais de construção necessários e motivo da sua escolha:
. Iremos usar na construção da espiral: terra, madeira, palha, plantas, carrasca, pedras.
. Porquê a escolha destes materiais na construção da espiral: são materiais que estão ao nosso dispor, materiais naturais, a madeira e pedras servem para delinear a espiral, palha para fertilizar a terra, carrasca que impede o crescimento de ervas daninhas, as sementes para cultivar, terra para colocar as sementes.
Breve memória descritiva de como foi efectuado o trabalho:
.A maquete foi construída após a realização de um esboço da espiral de ervas aromáticas que será realizada na instituição. O nome da maquete “O caracol cheiroso” deve-se ao facto desta ter a forma da concha de um caracol e das plantas terem bastante aroma. Para a construção da maquete foi usada uma tábua para a base, um resto de uma toalha verde, carrasca derretida, farelo de madeira, paus de arruda e plantas e folhas secas. (fotos da maquete da espiral de ervas aromáticas realizada por crianças 4 anos e pais)
Registo Fotográfico: