Espiral de Ervas Aromáticas
Escola Básica nº1 de Marrazes (Leiria)
Desafio: "Espiral de Ervas Aromáticas"
Esboço/croqui da Espiral:
Descrição das vantagens da construção de uma espiral:
A construção em espiral, pelo facto de ser em três dimensões, permite:
• uma grande otimização do espaço;
• a plantação de espécies com características de cultivo completamente diferentes uma vez que é possível regular a intensidade da luz e da água e assim juntar no mesmo espaço plantas que precisem de mais ou menos luz e mais ou menos humidade;
• delimitar o crescimento de ervas invasoras;
• um controle ecológico natural, por se poder misturar plantas que se beneficiam ao serem plantadas juntas.
Breve descrição das plantas selecionadas e motivo do respetivo posicionamento na espiral:
Na parte superior da espiral vamos colocar alecrim, orégãos e sálvia por beneficiarem com a exposição solar e não necessitarem tanto de água.
A erva príncipe, tomilho, lúcia-lima, aipo e funcho vamos colocar na zona onde incide o sol e o solo tem um nível médio de humidade.
A salsa, cebolinho, manjericão, hortelã pimenta, coentros e poejo vamos colocar em baixo onde há mais sombra e humidade.
Materiais de construção necessários e motivo da sua escolha:
Estacas de madeira, terra, enxada, luvas e o croqui que vai servir de base para a sua construção.
Esta escolha deve-se ao facto de haver a oferta das estacas, assim como da terra.
O fator espaço escolar e a motivação dos alunos aquando da proposta da atividade foram também decisivos para esta escolha.
Breve memória descritiva de como foi efectuado o trabalho:
Inicialmente foram feitas pesquisas através de livros e internet, assim como observação de vídeos. Criaram-se grelhas de registo para a execução do trabalho assim como para a manutenção ao longo do ano.
Foi elaborado o croqui da espiral e a seleção das plantas, bem como o seu posicionamento na espiral.
O trabalho prático não foi efetuado devido ao coronavírus, covid 19.
Será implementado quando reabrirem as aulas e as condições atmosféricas assim o permitirem.