Espiral de Ervas Aromáticas
Colégio D. Duarte (Porto)
Desafio: "Espiral de Ervas Aromáticas"
Esboço/croqui da Espiral:
Descrição das vantagens da construção de uma espiral:
Permite cultivar diferentes plantas adaptadas a diferentes habitats, com características muito diferentes como: secos/húmidos, solarengos/sombrios.
Permite, por estar adaptado às condições das diferentes plantas, maior produtividade.
Não implica necessidade de grandes espaços.
Permite desenvolver várias culturas ao mesmo tempo.
Permite fazer colheita durante diferentes épocas do ano.
Apela à agricultura biológica e à alimentação saudável e sustentável.
Estimula a reutilização de materiais.
Permite o desenvolvimento de outras espécies, como anfíbios, répteis e insetos.
Num espaço escolar, permite, também, melhorar os espaços exteriores.
Breve descrição das plantas selecionadas e motivo do respetivo posicionamento na espiral:
Foram consideradas as seguintes espécies, tendo em conta que nos locais mais altos deveriam ficar as que suportam melhor o sol e ambientes mais secos, na base locais mais sombrios e húmidos.
Alecrim, orégão, salvia, tomilho, coentros, salsa, cebolinho, manjericão e hortelã.
Materiais de construção necessários e motivo da sua escolha:
A ideia é utilizarmos tijolos ou madeira, aproveitada de materiais de construção já não usados.
O solo, depois de termos tido uma sessão formativa sobre como retirar o solo do bosque, no CEA da quinta do Covelo, considerarmos ir recolhe-lo nesse bosque e não comprar.
Breve memória descritiva de como foi efectuado o trabalho:
A atividade foi proposta aos meninos do clube Eco-Escolas e ao funcionário que nos ajuda nos espaços exteriores.
Da pesquisa e reflexão resultaram vários croquis realizados pelos alunos.
Estes croquis foram a base para uma reflexão, da qual resultou a construção do croqui final.
Pensamos colocar em prática esta atividade no ano que vem, pela situação do COVID 19.
Registo Fotográfico: