Espiral de Ervas Aromáticas
Infantário Primaveras (Funchal)
Desafio: "Espiral de Ervas Aromáticas"
Esboço/croqui da Espiral:
Descrição das vantagens da construção de uma espiral:
Uma espiral de ervas é sem dúvida uma vantagem pois é uma forma de não ocupar muito do espaço e caba por dar para optimizar o espaço e ter várias plantas nessa área.
Breve descrição das plantas selecionadas e motivo do respetivo posicionamento na espiral:
Para escolhermos as plantas a colocar na nossa espiral recorremos às cozinheiras da nossa escola, perguntamos quais as plantas que mais usavam para a comida, também recorremos às sementes do nosso sementário para fazermos assim um levantamento das ervas aromáticas que mais poderiam ser usadas.
Todas elas são resistentes a mudanças de temperatura dai serem as escolhidas.
As plantas selecionas foram:
Salsa - A reprodução é feita por sementes. A Salsa é uma planta herbácea, que tem um sabor suave, tornando-a numa das mais populares ervas aromáticas. A Salsa é bastante resistente a flutuações da temperatura.
Alecrim – É uma erva considerada fácil de cultivar e toda a planta exala um aroma forte e agradável. Tem razoável tolerância à seca.
Tomilho - Por se tratar de uma planta com sabor muito agradável, é amplamente utilizada na culinária. O melhor período para plantação é na primavera. A planta gosta de sol e resiste muito bem a tempo seco.
Funcho - O funcho é uma planta herbácea, quando fresca é utilizada na cozinha e quando seca pode ser utilizada em chás.
Manjericão – é uma planta herbácea da família das mentas, na culinária, as suas folhas são utilizadas como um aromático tempero.
Coentros - Os Coentros semeiam-se desde meados da Primavera até princípios do Verão, são utilizados na culinária.
Oregãos - É uma erva aromática, muito utilizada na cozinha. São utilizadas as suas folhas, frescas ou secas, pelo sabor e aroma que dão aos pratos.
Materiais de construção necessários e motivo da sua escolha:
A espiral de ervas aromáticas foi pensada tendo por base um material que fosse amigo do ambiente, desta forma, encontramos numa quinta perto da escola, canas de bambu, estas serviram de base para dar forma à espiral pois são um material resistente e amigo do ambiente.
Breve memória descritiva de como foi efectuado o trabalho:
Para a espiral ganhar forma, foi necessário cortar e amarar com arame as canas de bambu. Depois usamos terra que havia em excedente na nossa horta da escola e preenchemos a espiral, bem como adubo natural dos coelhos que temos também na nossa escola e as crianças ajudaram com pequenos baldes e pás a encher a nossa espiral.
Depois as crianças foram ao supermercado comprar as sementes que não tínhamos no sementário da escola.
Infelizmente não conseguimos chegar a plantar as ervas aromáticas pois devido ao covid as crianças tiveram de ficar em casa sendo que por isso não completamos a fase de semear as plantas.
Registo Fotográfico: