Espiral de Ervas Aromáticas
Centro Educativo de Verdemilho (Aveiro)
Desafio: "Espiral de Ervas Aromáticas"
Esboço/croqui da Espiral:
Descrição das vantagens da construção de uma espiral:
O Projeto de construção de uma “micro-horta biológica” de ervas aromáticas com a forma de espiral, nasceu da participação no projeto Eco Escolas e da relevância do desenvolvimento de atividades no Jardim-de-infância, que indo ao encontro dos interesses e necessidades das crianças são potenciadores de novas aprendizagens. Aderimos ainda a este projeto, por permitir a operacionalização das Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar, inserida na área do Conhecimento do Mundo. Para além de novas aprendizagens, de estimular o desenvolvimento cognitivo e emocional e alimentar a curiosidades das crianças, pretendia-se também levar a mudanças de comportamentos nas alimentações das crianças e família. Isto é, valorizar as plantas aromáticas no tempero dos alimentos e com isso levar à redução do sal.
Breve descrição das plantas selecionadas e motivo do respetivo posicionamento na espiral:
Iniciou-se o projeto em fevereiro, descobrindo como crescem as plantas, a germinação e a descoberta do nome de plantas que foram plantadas nas salas.
Após esta experiencia e envolvendo os pais, passou-se para a descoberta das plantas aromáticas que as crianças e famílias já conheciam bem como descobrir outras menos conhecidas. O esboço para o croqui da espiral foi tomando corpo. Posteriormente foram selecionadas as plantas aromáticas a plantar: a salsa, tomilho, orégãos, alecrim, limonete, erva doce e cebolinho.
Materiais de construção necessários e motivo da sua escolha:
De acordo com os materiais da região, foi decidido que a nossa espiral seria feita com os tijolos que um avô utiliza na construção civil, contribuindo desta forma para a concretização da nossa horta.
Breve memória descritiva de como foi efectuado o trabalho:
Não foi concluído dado o encerramento do Jardim de Infância por motivo da Pandemia Covid-19