Espiral de Ervas Aromáticas
Escola Secundária Inês de Castro (Vila Nova de Gaia)
Desafio: "Espiral de Ervas Aromáticas"
Esboço/croqui da Espiral:
Descrição das vantagens da construção de uma espiral:
A nossa escola possui áreas de fraca frequência, por parte dos alunos, mas com excelente exposição solar e visual. Com este projeto será possível rentabilizar um destes locais, pois a espiral ocupa uma área reduzida. Simultaneamente consegue-se aumentar a área de cultivo e produção da nossa horta biológica. Outra das vantagens é o facto da estrutura ser verticalizada o que permite o desenvolvimento de diferentes microambientes relacionados com a exposição à luz e aproveitamento da água da chuva ou da rega. Podemos ainda salientar a promoção da biodiversidade pois as ervas aromáticas têm diferentes necessidades de luz e de água que podem ser colmatados neste tipo de construção.
Breve descrição das plantas selecionadas e motivo do respetivo posicionamento na espiral:
As plantas que conseguimos recolher e envasar seriam posteriormente dispostas nos diferentes elos da espiral. Respeitando a pesquisa, entretanto efetuada, segundo a qual, o alecrim e a erva-doce poderiam ocupar a parte superior pois são plantas bastante tolerantes à exposição solar e precisam de pouca água. Ao longo da parte mediana e tendo em conta a exposição solar colocaríamos a salsa, a salva, os oregãos e manjericão. Finalmente na zona mais baixa, seria colocada a hortelã, a erva cidreira, a salsa e os coentros pois seriam locais com maior humidade, dada a acumulação da água de escorrência. Uma vez que a escola fechou, apenas conseguimos envasar algumas plantas que mais tarde seriam transpostas para a nossa espiral.
Materiais de construção necessários e motivo da sua escolha:
Na construção da espiral foram utilizados apenas materiais reutilizáveis como paletes de madeira e pregos para montar a estrutura. O apelo constante a uma vida mais sustentável, desencadeou nos jovens que abraçaram este projeto, algumas ideias de reutilização de materiais. Após consulta nas empresas envolventes da escola, foram-nos fornecidas paletes de madeira que serviram para a construção da espiral. Esta, entretanto, ficou incompleta pelo fecho da escola.
Breve memória descritiva de como foi efectuado o trabalho:
Inicialmente os alunos sugeriram alguns locais para a colocação da espiral e os docentes responsáveis pelo projeto Eco Escolas de acordo com a autorização concedida pela Direção da escola decidiram a área e o local de construção. Foram realizados alguns contactos para que as empresas envolventes da escola nos disponibilizassem materiais e os alunos numa das aulas de Ciências Naturais foram recolher as paletes. Dada a impossibilidade de iniciar a construção, por razões meteorológicas, assim que foi possível os alunos iniciaram a construção com base no esboço elaborado em aula. Entretanto alguns docentes muito interessados em participar foram trazendo diferentes ervas aromáticas e com ajuda dos alunos iniciaram o seu envasamento.
Registo Fotográfico: