Espiral de Ervas Aromáticas
Escola Básica do Castro (Trofa)
Desafio: "Espiral de Ervas Aromáticas"
Esboço/croqui da Espiral:
Descrição das vantagens da construção de uma espiral:
Vantagens da construção de uma espiral:
- dar maior destaque às plantas aromáticas já existentes na horta bio;
- divulgar junto da camada juvenil as vantagens das ervas aromáticas;
- expor numa área circunscrita um maior número de espécies;
- ser mais um espaço de estar e de estudo ao ar livre;
- criar mais uma área verde no recinto escolar num local contíguo a uma área de maior passagem dos alunos;
-- ser uma atividade que proporciona a interação e a criatividade dos alunos e o envolvimento de professores de diferentes disciplinas e de assistentes operacionais;
Breve descrição das plantas selecionadas e motivo do respetivo posicionamento na espiral:
As plantas selecionadas foram: hortelã-pimenta, hortelã da sopa, salsa, coentros, alecrim, caril, limonete, salva, erva-cidreira, tomilho mourisco, tomilho limão, orégãos.
Tomou-se a decisão de:
- posicionar no nível mais superior da espiral as plantas de grande porte, neste caso a escolha foi o caril, o alecrim e o limonete. Estas têm um crescimento tanto em altura como em largura, e uma necessidade de água semelhantes. Outro motivo foi elas também não entrarem em competição com as plantas de pequeno porte;
- colocar junto das laterais da espiral as plantas de durante uma parte do ano ficam reduzidas à zona radicular, como é o caso da erva cidreira e das hortelãs simula-se assim um corredor uma margem entre o muro da espiral e a zona interna da mesma.
- posicionar nos níveis mais baixos as plantas que atingem um menor porte e cuja necessidade de água é maior como por exemplo a salsa.
- colocar a salva, os coentros, o tomilho mourisco, o tomilho limão e os orégãos na zona intermédia da espiral.
Estas plantas selecionadas poderão ser usadas para fins quer culinários quer medicinais criarão um efeito de gradativo de cor e cheiros que será diferente ao longo do ano.
Materiais de construção necessários e motivo da sua escolha:
Reutilização de um cesto de plástico sem fundo para criar o centro/eixo da espiral;
A reutilização de cestos de plástico degradados que foram utilizados para transportar géneros alimentares para a cantina da escola;
A utilização de xisto e granito que se encontram na zona envolvente da escola e mesmo dentro do recinto escolar para criação do muro que rodeia toda a espiral.
Breve memória descritiva de como foi efectuado o trabalho:
Os alunos do 5º ano de escolaridade, na disciplina de Educação Visual, quando aprendem noções básicas do desenho geométrico, aprendem que, com o traçado de linhas concordantes podem obter uma espiral.
Antes de abordarem a construção deste traçado, os alunos observam que a espiral está patente na Natureza e que, como em muitas outras situações, o Homem emita o que observa para, posteriormente conseguir construções tão belas como é a da espiral.
O Homem serve-se da Natureza para a imitar nas suas construções.
Depois utiliza as suas construções para produzir espaços para a Natureza.
Para além deste trabalho descrito também foi feito um estudo das plantas aromáticas, relativamente ao tamanho que poderiam atingir, à tonalidade das folhas e o recorte das mesmas na disciplina de Ciências Naturais.
Os alunos do 7º ano do escolaridade na disciplina de Ciências Naturais estiveram na recolha de minerais e rochas que se encontram no recinto escolar no 1º e 2º períodos. Parte dessa recolha está disponível em tabuleiros no laboratório de biologia.
Outro trabalho realizado foi a sementeira de salsa e de coentros, e a propagação por corte de estacas de caril, de tomilho-limão e de tomilho-mourisco num pequeno viveiro.
Estas plantas atualmente continuam a ser regadas periodicamente apresentando um crescimento muito bom.
Não nos foi possível realizarmos a construção da espiral de ervas aromáticas. Mas esperamos concretizar este projeto logo que voltemos a ter atividades letivas presenciais.
Registo Fotográfico: